VISITA DA INTERNATIONAL GUILD OF BATTERFIELDS GUIDES AO CONCELHO DE ALMEIDA

No passado dia 6 de março um grupo de guias britânicos dedicado a visitas a campos de batalha visitou o concelho de Almeida.

A INTERNATIONAL GUILD OF BATTLEFIELDS GUIDES, GBG, é uma associação sediada no Reino Unido que tem como principal propósito o reconhecimento de campos de batalha e locais de relevância na defesa do território, neste caso durante o período da Guerra Peninsular.

A visita teve início na ponte do Côa abordando o combate ali travado a 24 de julho de 1810. De referir que este episodio histórico da Guerra Peninsular durante a terceira invasão ocorrido em Almeida, é de grande relevância para o mercado turístico inglês apaixonado por esta temática.  De seguida o grupo visitou o Museu Histórico-Militar de Almeida, MHMA, e o baluarte de Santa Bárbara, Praça Alta, local onde está sepultado o oficial do exército britânico, o tenente John Beresford (sobrinho do Comandante do exército Anglo-luso em Portugal entre 1809 e 1820, Marshal William Car Beresford), falecido a 29 de janeiro de 1812 vítima de graves ferimentos sofridos na batalha de Ciudad Rodrigo dez dias antes. Seguiu-se uma visita ao Picadeiro d’el Rey e às ruinas do Castelo de Almeida.

Antes do almoço a comitiva foi recebida nos paços do Concelho pelo Sr. Presidente da Câmara, Engº António José Monteiro Machado, com um momento solene de boas vindas e com a pretensão de consumar relações profícuas entre a GBG e o Município de Almeida com o objetivo de promover o riquíssimo património histórico-militar do nosso território.

Da parte da tarde o grupo visitou a Casa de Wellington na Freineda, um ponto estratégico de elevado interesse para a GBG.

Esta ação de promoção e dinamização teve o contributo do Sr. Coronel do Exército Português na reserva, António Velez, um amigo de Almeida e apaixonado pela história militar, conjuntamente com o Município de Almeida através do MHMA.

A comitiva da GBG composta por 15 elementos foi liderada pelo seu CEO, MR. Ian Gumm e por um dos seus sócios fundadores, Mr. Graeme Cooper.

O objetivo desta visita teve como enfoque o aperfeiçoamento do conhecimento do território, das rotas e itinerários militares e do restante património para elaboração de pacotes turísticos, no âmbito do Turismo Militar, que a GBG venha a promover em viagens organizadas ao concelho de Almeida através dos seus associados e redes de contactos internacionais num futuro próximo.