Dsc08076

Mercado à Moda Antiga no Centro Histórico de Almeida

Decorreu, novamente, este domingo no antigo Quartel das Esquadras em Almeida, o Mercado à Moda Antiga onde visitantes de vários pontos da região e do país marcaram presença. Os produtos endógenos continuaram a fazer as delícias do público visitante, mostrando e dando a provar o que de melhor o nosso território tem para oferecer. O certame possibilitou, ainda, a venda e troca de antiguidades, velharias e artigos colecionáveis e similares onde se incluíram a cerâmica decorativa, os móveis em madeira, os brinquedos, a filatelia, a numismática, entre muitos outros. A animação de rua, trazida pelo grupo de concertinas criou momentos de animação à atividade. A Exposição Etnográfica de Almeida, situada na Sala 8 do antigo Quartel das Esquadras foi também procurada e visitada pelo público que deixou o seu registo.

O Mercado à Moda Antiga, que teve o seu início no ano 2010, tem sido marcado pela presença de um grande número de visitantes portugueses que seguem a Rota das Amendoeiras em Flôr. O Município de Almeida leva a efeito 13 anos consecutivos esta iniciativa numa valorização territorial, dinamização da economia local promovendo os produtores e simultaneamente a venda dos produtos locais, assim como proporcionar a permanência mais alongada das inúmeras excursões que chegam ao centro histórico, nesta altura do ano.

Ao longo destes dois domingos de realização, foram registadas 1441 entradas de visitantes no Turismo Municipal de Almeida e 865 na Exposição Etnográfica.

Importa ainda agradecer a todos os que possibilitaram a realização desta iniciativa!