A Fuga De Sharpe

SUGESTÃO DE LEITURA

No mês em que se assinalam os 213 anos da Batalha do Buçaco (27 de setembro de 1810), o Município Almeida através da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, propõem como sugestão de leitura um romance que relata acontecimentos inerentes à terceira invasão francesa, considerada a maior e mais mortífera de todas.

“A FUGA DE SHARPE – CAMPANHA DO BUÇACO”, de Bernard Cornwell

Em setembro de 1810, pouco antes de combater contra o exército francês nas áridas encostas da serra do Buçaco, no centro de Portugal, o capitão Sharpe é obrigado a aceitar como seu protegido o cunhado do coronel Lawford, o tenente Slingsby, conhecido pelo seu carácter arrogante e pela sua predileção pelo álcool. Além disso, para complicar ainda mais a situação, Sharpe cria uma inimizade com um comerciante de Coimbra, Ferrabrás, de quem desconfia, com razão, tratar-se de um traidor que planeia vender uma porção de farinha ao exército inimigo, tendo sido impedido de o fazer. Ferrabrás é um homem extremamente violento que se aproveita da posição de seu irmão, o major Ferreira, assim como da governanta dele, a inglesa Sarah Fry, a quem deseja intensamente. A rivalidade com o português coloca Sharpe em apuros, especialmente quando o obstinado inglês cruza o caminho da Sarah e se transforma em seu protetor, juntamente com os seus fiéis amigos. Não perca esta empolgante história de vingança, heroísmo e algum romance à mistura e prepare-se para (re)viver aventuras que serão de tirar o fôlego.

BIBLIOGRAFIA

Bernard Cornwell nasceu em Londres e cresceu em Essex. Trabalhou para a BBC, mudou-se para os EUA onde iniciou a sua carreira de escritor. O seu primeiro romance, Sharpe’s Eagle, sobre um soldado nas Guerras Napoleónicas, tornou-se um sucesso e originou uma série com mais de vinte livros e subsequente adaptação televisiva. É também o autor de várias séries históricas como The Warlord Chronicles, Starbuck Chronicles e outros thrillers e romances de grande reputação.

A Fuga De Sharpe