5ª Feira 21

Sugestão de leitura para público infanto juvenil

“O Menino que se apaixonou por uma Guitarra” de José Jorge Letria

O livro “O menino que se apaixonou por uma guitarra”, é a história do guitarrista Carlos Paredes contada às crianças por José Jorge Letria. O livro, destinado aos jovens até aos 15 anos, narra a história de “um menino esguio e sonhador” que via nas doze cordas da guitarra portuguesa,”uma grinalda de flores perfumadas”.

A guitarra pela qual o menino Carlos Paredes se apaixonou “era bisneta de um outra chegada a Portugal quase dois séculos antes, vinda de Inglaterra”, lê-se no livro.

O menino nasceu em Coimbra – “essa era a cidade de poetas, cujas palavras doces e precisas o menino aprendeu de cor” – em 1925. Na obra é traçada a biografia do menino que tinha “um destino secreto que só as estrelas conhecem lá no fundo”. É esse destino de que José Jorge Letria fala e José Emídio ilustra em aguarelas em tons maioritariamente castanhos, azuis, amarelos e verdes. A história termina quando o menino, já homem, “fechou os olhos e deixou que as gaivotas e os golfinhos o levassem para um sítio distante e tranquilo”.

No final do livro surge uma breve nota biográfica do guitarrista falecido em Lisboa, após doença prolongada, a 23 de Julho deste ano.

Carlos Paredes foi “o príncipe da nossa alegria sem nome, um menino sem idade e sem pressa”, escreve José Jorge Letria.

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

José Jorge Letria é ficcionista, jornalista, poeta e dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura de 1994 a 2002. Traduzido em mais de dez idiomas, foi premiado em Portugal e no estrangeiro: destacam-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prémio de Poesia Guerra Junqueiro. As antologias O Fantasma da Obra, O Livro Branco da Melancolia e Poesia Escolhida condensam o essencial da sua poesia. Foi, ao lado de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, um destacado cantor político, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade. É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e presidiu ao Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, e ao Comité Europeu de Sociedades de Autores da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris.