4ª Feira 20

Sugestão de leitura para adultos

“O Cisne Negro” de Nassim Nicholas Taleb

A obra de Nassim Taleb fala acerca das consequências resultantes de eventos aleatórios e inesperados. Na verdade, o livro aborda mais especificamente a armadilha que é darmos mais importância para o que conhecemos, em contrapartida de nos prepararmos para o imprevisível.

Será pertinente abordarmos a questão análoga que o autor faz com o próprio título do livro, pois acreditava-se que os cisnes seriam todos brancos até à descoberta, na Austrália, de cisnes negros. Desta forma, a expressão Cisne Negro foi cunhada por Taleb para se referir ao que ignoramos por pura falta de conhecimento. O fato da humanidade acreditar que só existia cisnes brancos mostra como o “aprendiz” é frágil e limitado quando o conhecimento é feito só por meio de observações e experiências.

Um dos conceitos interessantes que o autor aborda diz respeito às reações da mente humana. Segundo ele, caímos no erro quando entramos em contato com a história, concluindo que ninguém tem certeza do que está a acontecer na realidade.

A lógica do Cisne Negro mostra-nos a importância de estarmos abertos a resultados que nunca foram planeados. Somente dessa forma poderemos tirar proveito dos Cisnes Negros que aparecem.

Nesse sentido, Taleb diz que o ideal é dar prioridade não ao que se acredita que vá acontecer, mas sim ao que pode causar um maior prejuízo. Por exemplo, o investimento em ações, devemos sempre preocupar-mo-nos primeiro com cenários extremos do que pensar naqueles com risco moderado.

Esta sugestão desta obra acaba por resultar no que temos vivido nos ultimos tempos, uma constante surpresa das relações humanas que geram muitas vezes conflito com forte impacto na economia global, tais como: os atentados de 11 de setembro, Covid-19, a guerra na Ucrânia, o conflito Israelita Palestiniano, entre outros…

Nassim Nicholas Taleb, nascido no Líbano em 1960, dedica a sua vida aos problemas da incerteza, da probabilidade e do conhecimento e tem seguido três carreiras em torno deste tema: a de homem de negócios/trader, a de ensaísta e a de investigador no domínio da filosofia. Embora, de momento, vote a maior parte do seu tempo a este último domínio, num regime de grande isolamento, é Distinguished Professor da cadeira de Engenharia de Risco no Polytechnic Institute de Universidade de Nova Iorque. O seu principal tema de estudo é «a tomada de decisões num sistema opaco», ou seja, um mapa e um protocolo sobre como deveríamos viver num mundo que não compreendemos.

É autor dos best-sellers O Cisne Negro – O Impacte do Altamente Improvável (2007), A Cama de Procusto – Aforismos Filosóficos e Práticos (2010) e Antifrágil – Coisas que beneficiam da desordem (2012), traduzidos em numerosas línguas.

#municipioalmeida