Formação Internacional na Área da Museologia

Está a decorrer esta semana em Almeida – 12 a 15 de outubro, uma formação internacional na área da museologia, com a designação “Museologia, Segurança, Conservação e Restauro 2021”.

Esta ação de formação é coorganizada pelo Município de Almeida, através do Museu Histórico-Militar de Almeida, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e pela Direção de História e Cultura Militar (DHCM) do Exército Português, sendo certificada pelo Centro de Formação de Professores — Conímbriga (CEFOP)
A formação tem lugar no Auditório Municipal e no Museu Histórico-Militar de Almeida, e conta com 10 formadores especializados na área da Museologia, Restauro e Conservação, Marketing e Comunicação em museus, Segurança em museus e Temáticas dos Museus Militares do Exército.
Na cerimónia de entrega de diplomas e encerramento, estará presente o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Eng. António José Monteiro Machado, a Senhora Diretora da Direção-regional da Cultura do Centro, Dra. Suzana Menezes e o Diretor da Direção de História e Cultura Militar, Senhor Major-General Aníbal Flambó.
Esta ação conta também com a presença de uma representação do Exército Brasileiro, na pessoa do Sr. Coronel Welton Gomes Maia Júnior.
Nesta ação de formação participam 72 formandos – 22 em modo online, desde os Açores, Madeira, Museu Militar do Porto, Museu Militar de Bragança e do Brasil. Presencialmente participam 50 formandos de várias regiões do país como Lisboa, Figueira da Foz, Sabugal, Lourinhã, Constância, Fundão, Sever do Vouga, Cadaval, Guarda, Caldas da Rainha, Celorico da Beira, Seia, Covilhã, Tarouca, Paredes, Ourém, Belmonte, entre outras.
Uma ação de formação de grande importância para a área da museologia, colocando simultaneamente Almeida em lugar de referência nesta temática.