Imagem Video In

"As muitas facetas dos Itinerários Napoleónicos

… ou porque é o 13 um número de sorte.

O 12 é por vezes considerado um número de perfeição e de encerramento de ciclos (há 12 meses num ano, 12 deuses do Olimpo, 12 constelações). Talvez por isso o número que se lhe sucede, o 13, pareça uma carta fora do baralho – embora num baralho de cartas existam 13 de cada naipe. Na Índia, dir-lhe-ão talvez que o 13 é um número de justiça, benfazejo para quem haja levado uma vida boa. E em Portugal, quem dirá que tirar um 13 no Totobola é um azar dos diabos?

13 é o número de municípios que, por terem uma história marcada pelos acontecimentos da era Napoleónica, integram os Itinerários Napoleónicos, um programa de inovação da oferta turística liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e apoiado pelo Turismo de Portugal.

Os Itinerários Napoleónicos acabam de lançar um vídeo promocional realçando 13 das muitas facetas de um itinerário paisagisticamente fascinante, rico em História e culturalmente diversificado, a que pode assistir aqui:

A sorte procura-se. Visite um dos 13 municípios dos Itinerários Napoleónicos – e se for numa sexta-feira, tanto melhor: afinal, o dia que anuncia o fim de semana só pode ser de bom agoiro.”