15.08 A

A 19ª Recriação do Cerco Almeida está a aproximar-se! Conheça um pouco mais sobre a 3ª Invasão Francesa  e o seu impacto na Vila de Almeida.

Sabias que…

“No dia 15 de Agosto, achavam-se já bastante adiantados os trabalhos do sítio, depois de ter sido transportada a artilharia grossa de Salamanca e Cidade Rodrigo. Era o aniversário do Imperador, e por isso, quis Massena celebrar tão faustoso acontecimento para os exércitos da França, com a abertura da primeira trincheira.

Para melhor poder acompanhar os trabalhos do cerco, transferiu naquele dia o seu quartel-general para o forte da Conceição.

Na noite de 15 para 16, o capitão de engenharia Vincent, tendo às ordens 500 trabalhadores e 50 sapadores pronunciou um ataque simulado ao lado N. E. da praça, da banda da ribeira de Alverca, de maneira a desviar para ali a atenção dos sitiados, que, de facto, durante 3 horas, concentraram todo o seu fogo naquela direcção, sem resultado, é claro, porque o terreno oferecia ali excelente abrigo.

Enquanto se realizava esta demonstração, 2.500 trabalhadores e 150 sapadores, levando cada um uma fachina, uma pá e uma picareta, abriram 1.000 metros de paralela em frente do baluarte de S. Pedro a 400 metros do caminho coberto e que ficavam entre o moinho de vento e um pouco além da estrada que ía para Cidade Rodrigo onde ficava a 2ª bateria.” CARVALHO, José Vilhena de, Almeida: subsídios para a sua história. 2.ª ed. S.l.]: [s.n.], 1998. Vol. 1, p. 423.

#municipioalmeida