16.08

A 19ª Recriação do Cerco Almeida está a aproximar-se! Conheça um pouco mais sobre a 3ª Invasão Francesa  e o seu impacto na Vila de Almeida.

Sabias que…

“Em 10 de julho de 1810, Almeida era, então, uma pequena vila que contava

cerca de 2.000 habitantes. A sua posição na fronteira, assente no planalto que domina até grande distância o terreno em volta, dava-lhe muita importância. A fortificação apresentava forma hexagonal com seis baluartes,

meias-luas e caminho coberto. No interior, num morro mais elevado, erguia-se o Castelo que servia de reduto. O terreno em redor era geralmente rochoso, o que tornava bastante difícil a abertura de trincheiras. Esta praça

fronteiriça era das mais bem construídas fortalezas que então possuíamos. Perfeitamente conservada e artilhada (…).”

JÚNIOR, António de Sousa – O cerco de Almeida nas Invasões Francesas. In JÚNIOR, António de Sousa; RODRIGUES, Manuel A. Ribeiro; RODRIGUES, Adriano Vasco – As terras da Beira nas invasões francesas. Almeida: Câmara Municipal, 2006. p. 15-16.

16.08