Sabias que há em Almeida um Centro de Interpretação que se localiza nas Portas Exteriores de S. Francisco?
Está aberto desde junho de 2023 e é um equipamento que introduz o visitante no tema da fortificação e seus principais componentes, além de oferecer outras curiosidades e experiências que podem transformar a visita!
Algumas notas adicionais:
CI/FAR e Rota das Fortificações Abaluartadas da Raia
Almeida integra a rota das Fortalezas Abaluartadas e com a Fortaleza de Elvas e Marvão e Valença concorrem e procuram um merecido reconhecimento primeiro do Estado Português e depois um reconhecimento Internacional da UNESCO.
A candidatura das Fortalezas Abaluartadas da raia a atingir o seu objetivo, que é o da Classificação de um Bem Universal, significará também um reconhecido esforço de mais de uma década de caminho, estudo apurado e técnico no sentido da valorização patrimonial.
Importa realçar que o CEAMA colaborou e produziu estudos através das discussões, sessões de trabalho e seminários, bem como na produção de materiais que hoje informam o dossier que está em avaliação.
A par desta investigação e da elaboração surgiu um projeto do CI/RFAR partilhado com as outras fortificações candidatas.
Envolve, entre outros, a criação de 4 Centros de Interpretação em Almeida, Marvão, Valença e Elvas; a criação de uma Rota temática que agrupa os diferentes polos do Projeto; a criação de ferramentas de experimentação turística; a criação de branding associado, contemplando o desdobramento da marca em vários suportes comunicacionais (site, folheto, vídeo, merchandising).
Assinalam-se ainda as ferramentas de interpretação patrimonial, produzidas a educação patrimonial, assim como a capacitação dos agentes interessados em explorar este tema.
O Património Cultural – tanto na sua vertente material, como imaterial, pela sua profunda ligação à especificidade do território, pela sua importância identitária e carga simbólica, mas também, por todas as oportunidades de diferentes futuros que nele se encerram – resulta ser um dos ativos estratégicos mais valiosos destes territórios.
#municipioalmeida









