Sabias que...
Em 2 de janeiro assinalam-se os 80 anos da classificação como Monumento Nacional dos castelos de Castelo Mendo e Castelo Bom com o decreto nº 35443, publicado em 2 de janeiro de 1946.
“O castelo constituía-se, como ainda hoje, um elemento marcante na geografia e no território, edificando-se para defender mas também para evitar ser atacado, protegendo um centro populacional onde pontuava o poder militar, o religioso e, mais tarde, o civil” (BORGES, 2023, p. 81).
Os Monumentos Nacionais são entendidos como suportes materiais da memória colectiva. Os respetivos estatutos de Castelo Mendo e Castelo Bom visam garantir que permaneçam acessíveis às gerações futuras, bem como que sejam estudados e valorizados.
Castelo Mendo e Castelo Bom, duas aldeias a visitar e onde a autenticidade nos inspira!
Bibliografia:
BORGES, Augusto Moutinho. Castelos e Fortalezas na raia Luso-Espanhola – Património e Identidade. Almeida. Clube do Colecionador dos Correios, 2023.
BORGES, A. M. REINAS, A. Concelho de Almeida – Património com Alma: História, Cultura e Arte. Almeida. By The Book, 2024.
CARVALHO, Amorim de. Castelo Mendo – Um Conjunto Histórico a Preservar. Braga. Amorim de Carvalho, 1995.
SANTOS, João Marinho dos. Costumes e Foros de Castelo Bom. Lisboa. Colibri, 2018.
Património Cultural – Instituto Público. Castelo de Castelo Mendo. Acedido em 12 de dezembro de 2025, em https://imovel.patrimoniocultural.gov.pt/detalhes.php?code=70421
Património Cultural – Instituto Público. Castelo de Castelo Bom. Acedido em 12 de dezembro de 2025, em https://imovel.patrimoniocultural.gov.pt/detalhes.php?code=70267
DE ARMAS, Duarte. Livro das Fortalezas (Edição fac-similada de Livro das Fortalezas, por Duarte De Armas – DGLAB-Torre do Tombo). Casal de Cambra. Caleidoscópio, 2015.
#municipioalmeida












