Malhada Sorda celebra cultura, fé e identidade com um fim de semana de eventos especiais
Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, a freguesia de Malhada Sorda, no concelho de Almeida, irá ser palco de um programa cultural que promete destacar o valor do património local e das tradições que unem a comunidade.
A iniciativa arranca no dia 04 de setembro, às 18h30 com a inauguração da exposição de livros “Um pregador em Missão” –Sermões do Padre António Vieira, patente na Igreja Matriz de Malhada Sorda de 04 a 06 de setembro.
Também as ruas de Malhada Sorda irão receber cor e cultura, nos dias 05 e 06 de setembro, com a exposição de quadros a céu aberto “Malhada Sorda – O Património que nos Une”. Esta mostra, que conta com a participação de artistas como António Dias, Ricardo Rodrigues, Aires Santos e Nélson Santos, pretende homenagear os espaços, memórias e símbolos que fazem parte da identidade da aldeia.
A Igreja Matriz de Malhada Sorda e os seus espaços envolventes serão, nos dias 5 e 6 de setembro, o palco de um verdadeiro encontro com a história, a arte e a literatura, através de um programa cultural diversificado que promete atrair moradores, visitantes e amantes da cultura.
O dia 6 de setembro, pelas 15h30, será marcado por dois momentos de grande destaque no Reduto da Igreja Matriz: o lançamento do livro “Malhada Sorda, nos racines héritage d’un homme de foi”, uma obra que mergulha na memória coletiva da comunidade e presta homenagem às suas raízes de fé; e a 2.ª Edição do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro, uma distinção que valoriza a criação literária e reforça o papel da cultura como elo entre gerações. Com o mote “Os alicerces dos sonhos que foram, constroem as memórias de amanhã”, este prémio reforça a importância da literatura e da preservação da memória coletiva, incentivando a produção cultural ligada à história e ao espírito comunitário da região.
Estas iniciativas inserem-se numa programação cultural que procura dinamizar a Malhada Sorda, promover o talento local e valorizar o seu riquíssimo património histórico e artístico.
O evento, organizado pela Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro, com o apoio do Município de Almeida e da Junta de Freguesia de Malhada Sorda, convida a comunidade local e visitantes a explorar um programa diversificado de atividades culturais.
#municipioalmeida









