Foto 1

Vilar Formoso - Fronteira da Paz “Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes” Um espaço turístico a visitar

Vilar Formoso – Fronteira da Paz “Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, é um espaço turístico que relembra o papel crucial que Portugal desempenhou no acolhimento aos refugiados durante a II Guerra Mundial. O então Cônsul português, em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, emitiu milhares de vistos permitindo a fuga para a liberdade a muitos que fugiam ao nazismo. Muitos desses refugiados entraram em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso.

Integrado no projecto da Rede das Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, situa-se ao lado da estação ferroviária de Vilar Formoso. Apresenta seis núcleos expositivos: “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso – Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e “A partida”, que transmitem, “quase” fisicamente, a experiência de refugiados europeus que fugiam aos horrores do Nazismo e que tiveram como salvação, a fuga através de Portugal, aqui ficando, até à posterior partida para, maioritariamente, o novo continente. – A América.

O Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, tem ao dispor o peddy paper “O caminho da liberdade e da esperança” dando a conhecer curiosidades e vivências, numa aprendizagem informal. A passagem pelos principais núcleos da exposição dispõe de elementos físicos para ajuda na resposta aos desafios propostos. O público visitante tem, ainda, a possibilidade de um acompanhamento personalizado ao espaço, nos fins de semana, entre 10h30 e 11h30 e das 15h00 às 16h00, através de uma marcação prévia junto dos serviços do memorial: correio eletrónico: fronteiradapaz@cm-almeida.pt, do contato telefónico: 271 149 459 (Chamada para a rede fixa nacional) ou presencialmente no memorial.

Desperte a curiosidade e visite este espaço de grandes emoções!

HORÁRIO DE ABERTURA

Terça a sexta: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 Sábados, Domingos e Feriados: 10h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30

DIAS DE ENCERRAMENTO

Segunda-feira, 1 de Janeiro, 01 de Novembro, 24 e 25 de Dezembro