Uniformes do Regimento de Infantaria nº 23, o Regimento de Almeida.

O Município de Almeida, através do MHMA convida-o a conhecer um pouco mais sobre os uniformes do Regimento de Infantaria nº 23, o Regimento de Almeida.

Quando falamos em uniformes, associamos o termo á farda utilizada por um exército, mas a conceção dos uniformes, como conhecemos hoje, tem origem nos finais do séc. XVII e sua finalidade era a identificação de seus elementos.

Em Portugal, o uniforme militar foi regulamentado pela reforma do Conde de Lippe, em 1764.

Será, no início do século XIX, nas campanhas napoleónicas, que os uniformes vistosos, cheios de colorido, aparecem de forma mais evidente. Desta forma, os generais reconheciam, mesmo por entre o denso fumo da pólvora, as diversas unidades.

Origem: Regimento de Infantaria de Almeida

Historial:

1641: Terço de Almeida.

1762: desdobrado formando os Regimentos de Fernando da Costa de Ataíde e de Francis Mac-Lean, sendo reagrupado em 1763.

1806: Designação como Regimento de Infantaria n.º 23.

1807:Integrado ao 3.º Regimento de infantaria da futura Legião Portuguesa.

1808: Restabelecido como Regimento de Infantaria nº 23.

As cores:

Botão: Amarelo / Farda: Azul-ferrete / Gola: Azul-clara / Canhão: Azul-clara / Forro: vermelho vivo / Pluma: Branco

O Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) mantém viva a história do Regimento nº 23, através das recriações das Batalhas das Invasões Francesas.

O MHMA possui à venda publicações sobre o tema:

“História do Regimento nº 23 desde a sua organização em 1806 até hoje”. Aniceto de Paiva Gonzalez Bobeta

“As terras da Beira nas Invasões Francesas”. Aniceto de Paiva Gonzalez Bobet

Ficou curioso? Venha visitar-nos no Museu Histórico Militar de Almeida.