O Tatuador De Auschwitz

SUGESTÕES DE LEITURA

O Município de Almeida através da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, está atento aos seus leitores e escolheu uma sugestão de leitura para o público infantil e outra para o público adulto neste que é o primeiro mês do ano de 2024.

Aceite as sugestões e tenha boas leituras!

Sugestão Infantil

“O Menino da Lua e Corre, Corre Cabacinha”, de Alice Vieira

Este livro reúne duas narrativas, pontuadas pelo maravilhoso, que remetem para a literatura tradicional portuguesa. O primeiro conto, relata-nos a história de um menino maltratado e abandonado que passava o tempo a olhar para a Lua. Lua essa, que o protegeu quando foi largado nas águas do rio pelo próprio pai, é ela que vai determinar o seu destino (…).

Na segunda história, a protagonista é uma velha avó, que sabia como ninguém fazer pão-de-ló, arroz-doce, coscorões e papas de farinha com mel para os seus netos. Com o lobo esfomeado a rondar-lhe a casa…. Será que, com a sua sabedoria conseguirá escapar das garras do lobo faminto?

Leiam e descubram o desfecho destas duas histórias!

Sugestão de Adulto

“O Tatuador de Auschwitz”, de Heather Morris

Um livro baseado numa história da vida real, de um amor em tempo de Guerra.

Decorria a segunda guerra mundial, em 1942 Lale Sokoloy chega a Auschwitz, onde lhe é destinada a tarefa de tatuar os braços, com tinta permanente, os prisioneiros indicados para sobreviver. Nessa fila encontrava-se Gita, aterrorizada e cheia de medo, para Lale foi amor à primeira vista, e assim no meio de todo o horror do holocausto nasce uma história de amor.

Um romance comovente que nos prende até ao fim, pois descreve o limite da sobrevivência humana, num ambiente indescritível de tão horrendo. Leva-nos para uma realidade demasiadamente cruel que nos leva a valorizar os mais ínfimos momentos das nossas vidas. Um testemunho que demonstra que o amor é capaz de tudo.

Um livro que vale a pena ler!

Curiosidade: 27 de janeiro é o dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

BIOGRAFIA

Alice Vieira nasceu no dia 20 de março de 1943, na cidade de Lisboa. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Aos 18 anos iniciou a sua carreira como jornalista, no Diário de Lisboa. Em 1979 publicou o seu primeiro romance juvenil – Rosa, Minha Irmã Rosa – que nesse ano ganhou o Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança. Tem publicado com regularidade, livros infantis, romances juvenis, poesia, teatro, recolha de histórias tradicionais, que lhe têm valido vários prémios tanto nacionais como internacionais.

Além da obra sugerida, podem encontrar na Nossa Biblioteca Municipal outros livros como: Chocolate à Chuva; Um Fio de Fumo nos Confins do Mar; Leandro, rei de Helíria; Às Dez a Porta Fecha; Graças e Desgraças na Corte de El Rei Tadinho; Trisavó de Pistola à Cinta e Outras Histórias; O Filho do Demónio, A Adivinha do Rei e a A Vida nas Palavras de Inês Tavares.

Heather Morris nasceu na Nova Zelândia, vivendo atualmente na Austrália. É uma autora apaixonada por histórias de sobrevivência, esperança e resiliência. Durante vários anos, enquanto trabalhava num hospital público em Melbourne, estudou e escreveu argumentos para cinema. Em 2003, foi apresentada a um homem idoso que “tinha uma história que valia a pena contar”, esse senhor era Lale Sokolov, o tatuador de Auschwitz. O dia em que Lale e Heather se conheceram mudou de forma definitiva a vida dos dois. Dia a dia, conversa a conversa, sua amizade ficou cada vez mais forte, e dessa convivência nasceu o grande best-seller mundial O tatuador de Auschwitz. O livro continua um enorme sucesso de vendas, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos no mundo.

Da mesma autora, temos também disponível para empréstimo o livro Três Irmãs.

#municipioalmeida