Resultados do Projeto “Douro e Estrela – in Tourism” apresentados em Almeida

Resultados do Projeto “Douro e Estrela – in Tourism” apresentados em AlmeidaNo âmbito do projeto “Douro e Estrela – in Tourism”, teve lugar no passado dia 18 de Setembro, quinta-feira, no CEAMA (Centro de Estudos de Arquitetura Militar) – Portas Exteriores de Santo António, o Seminário de Disseminação de Resultados do Projeto “Douro e Estrela – In Tourism”. O projeto co-promovido pelo NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, teve como objetivo aumentar a competitividade das empresas, através da promoção internacional dos dois territórios de intervenção.

No início da sessão foi exibido o filme sobre Almeida, com a apresentação do Centro Histórico, sendo depois exibido o filme oficial do projecto Douro e Estrela “Vim de longe”.

De seguida, o Presidente da C. M. de Almeida, António Baptista Ribeiro, deu as boas vindas e fez um balanço muito breve sobre o aumento significativo de visitantes ao Concelho de Almeida, sobre o seu património arquitectónico e potencialidades.

Seguidamente usou da palavra António Pedro Ramos Tavares, Presidente da Direcção do NERGA, e Luís Marques, Presidente da AETUR (Associação de Empresário Turísticos do Douro e Trás-os-Montes) promotores deste projecto.

Apresentaram os seus testemunhos José Damião, Vice-Presidente da C. M. de Tarouca, Rodolfo Queirós, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, e Jorge Brandão por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que abordou ainda os desafios do próximo Quadro Comunitário Europa 2020.

O Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, encerraria os trabalhos com um balanço das actividades do Turismo do Centro e falando de projectos futuros, nomeadamente a estratégia para o futuro do turismo da Região Centro.

O objetivo primordial deste projecto passou por elevar os níveis de competitividade das empresas (especialmente micro e PME’s), através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais.

A promoção externa do território de intervenção (Douro, Alto Trás-os-Montes, Serra da Estrela e Beira Interior Norte) e dos seus setores de atividade assentou em três linhas estratégicas para alavancar o desenvolvimento regional: a gastronomia e os vinhos, o touring cultural e paisagístico e o turismo de Natureza.

Estruturar a oferta turística do território, desenvolver estratégias eficazes de marketing e de promoção e aumentar os impactos económicos foram alguns dos objetivos estratégicos que se inscreveram na matriz do «Douro e Estrela – In Tourism».

Das iniciativas levadas a cabo no âmbito deste projeto, para além da organização de diversos seminários, merecem destaque a visita de meia centena de prescritores internacionais ao território de intervenção do projeto, uma ação de promoção fora de portas, voltada para o mercado norte-americano e a participação numa feira de vinhos, a “London Wine Fair 2014”, em Inglaterra.