O Município de Almeida tem apostado na valorização e no desenvolvimento das potencialidades turísticas do território, com a participação em Feiras de Turismo e implementação de ações que potenciam a gastronomia, os produtores locais, o património histórico e cultural e a revitalização de espaços turísticos.

Feiras de Turismo

A presença do Município de Almeida em Feiras de Turismo insere-se numa estratégia de promoção turística que tem vindo a prosseguir, divulgando as potencialidades e as mais-valias do concelho: o património, a gastronomia, a cultura, os eventos, a natureza e toda a atividade turística.

Tem privilegiado a participação em Feiras de Turismo como FITUR em Madrid, BTL em Lisboa e FIT na Guarda, em conjunto com o Ayuntameniento de Ciudad Rodrigo, através do Consórcio das Cidades Amuralhadas.

Ciente da importância destes certames na divulgação e atração de visitantes ao concelho de Almeida, o Município aposta nos contatos diretos com operadores turísticos, na oferta de experiências gastronómicas com provas de produtos locais, no sorteio de vouchers, em atividades didáticas relacionadas com a identidade local, em práticas de SPA e termalismo, que contemplam uma oferta turística num único espaço.

A representação do Município de Almeida, através da sua Divisão de Turismo, nestes certames tem sido uma mais valia para a valorização e projeção do território, afirmando-se como destino turístico, tal como comprovam os estudos de mercados, realizados no Turismo Municipal e no Memorial “Vilar Formoso-Fronteirada Paz”. Registaram-se no ano de 2020, em contexto de pandemia, um total de 11% de visitantes que tiveram conhecimento deste concelho através das Feiras de Turismo, entre os quais espanhóis, ingleses, holandeses e sobretudo da zona sul de Portugal.

Devido à situação epidemiológica do país e às situações de contingência a participação do Município nas Feiras de Turismo estará restringida às datas e normas impostas por cada entidade organizadora de feiras.

“Mercado à Moda Antiga” e “Mercado da Páscoa”

Desde 2007 que se procedeu à implementação da iniciativa “Mercado à Moda Antiga”, e em 2016 o “Mercado da Páscoa”, certames que se realizam anualmente no centro histórico de Almeida. Estas ações visam, não só, promover e divulgar o território, mas também dinamizar o comércio tradicional, impulsionar o turismo e a economia da região, constituindo um motivo de atração e animação.

O “Mercado à Moda Antiga” realizado na época das Amendoeiras em Flor (fevereiro/março), teve sempre uma importância turística e económica para o concelho de Almeida, devido ao grande fluxo de turistas nacionais que ocorre nesta época do ano, fazendo Almeida parte da Rota das Amendoeiras em Flor. Na época da Páscoa, nomeadamente sexta-feira Santa e sábado de Aleluia é realizado o “Mercado da Páscoa” e que se tem afirmado como uma vantagem para atrair cada vez mais turistas, sobretudo de nacionalidade espanhola, proporcionando a sua estadia mais prolongada.

Devido à situação epidemiológica do país e às situações de contingência as duas ações foram anuladas.