LANÇAMENTO DE NOVA EDIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

LANÇAMENTO DE NOVA EDIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPALNo passado dia 23 de Abril decorreu, nas instalações do CEAMA – Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, o lançamento do livro “O Castelo de D. Dinis e a Fronteira de Portugal”, de autoria do Consultor do Município, Doutor Arquitecto João Campos.A data escolhida fez coincidir a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) com o Dia Mundial do Livro. Para além da apresentação da temática da obra pelo Autor, Intervieram no evento a Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Dra. Ana Paula Amendoeira, o Arq. Fernando Cobos, Perito internacional em Fortificações e o Prof. Doutor José Miguel Noras, a quem coube proporcionar à assembleia uma erudita intervenção sobre o significado da obra. Na sequência da sua intervenção foi presente a oferta de uma peça numismática de grande interesse: um “dinheiro” de D. Dinis, proveniente da colecção do Prof. Doutor José Miguel Noras, destinada a figurar no futuro Museu de Sítio proposto pelo Arq. João Campos no Alto do Castelo. E, no final, o dirigente da Associação dos Municípios com Centro Histórico voltou a surpreender os circunstantes com a proposta de candidatura dos Professores Adriano Vasco Rodrigues, Fernando Cobos.Guerra e João Campos ao Prémio Príncipe das Astúrias, pelos contributos dados às ciências do património, relativamente a Almeida e com repercussão internacional. Tal proposta veio a ser subscrita no acto pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal e pelos Srs. Vereadores José Alberto Morgado e António José Machado, pelo Sr. presidente da Assembleia Municipal, Dr. José da Costa Reis, e ainda por outras 10 individualidades presentes.

Honraram ainda o Município as destacadas presenças do Presidente da World Monuments Fund/Portugal, Dr. José Blanco e o Prof. Dr. Adriano Vasco Rodrigues, respectivamente autores do Prefácio e do Posfácio do livro, bem como outras individualidades locais e de fora do Concelho.

Clique na imagem para fazer o downlod do livro

Cubierta