Exposições patentes no Turismo Municipal de Almeida e Vilar Formoso

De 05 a 26 de abril de 2023

Turismo Municipal de Almeida apresenta “Cerâmica Artística”

Guiomar Ferreira iniciou ofício em cerâmica em 1990, depois de ter concluído o curso de pintura de painéis de azulejo de século na antiga fábrica Sant’Anna em Lisboa, de onde é natural.

As suas peças são modeladas na roda de oleiro (jarras, peças decorativas e utilitárias de cozinha) e modeladas numa laminadora onde faz quadros, relógios, painéis etc. No seu trabalho insere-se também o figurado. As peças são produzidas com uma pasta cerâmica composta no seu atelier, onde se encontra pasta branca e grés. São modeladas e decoradas manualmente, cozidas e posteriormente esmaltadas com esmaltes isentos de produtos tóxicos. Dispõe de um atelier numa aldeia do concelho de Santa Comba Dão, onde trabalha há 30 anos e tem participado em inúmeras Feiras de artesanato e de cerâmica, nacionais e internacionais.

Turismo Municipal de Vilar Formoso dá a conhecer a exposição “Cinema Português”

O Turismo Municipal de Vilar Formoso acolhe, neste mês de abril, a exposição “Cinema Português” que relata a história da indústria cinematográfica portuguesa desde os primórdios até à atualidade. Apresentada por um conjunto de 20 painéis, da autoria do “O Camões” – Instituto da Cooperação e da Língua, a exposição revela a magia desta arte maior. Assim que o Cinema aconteceu em França, os portugueses puderam fruir destas imagens em movimento e desde logo, estas passaram a ser fiéis, integrando-se no quotidiano das suas vidas espelhando o que viam no ecrã.

Desperte a curiosidade e parta à descoberta!