Eixo Ferroviário no Corredor Atlântico

Eixo Ferroviário no Corredor Atlântico

No passado dia 9 de abril, setenta e sete municípios e dirigentes de associações empresariais da região centro e da província espanhola de Salamanca, estiveram reunidos na Guarda, com solicitações para os líderes governamentais de ambos os países tomarem medidas no sentido de reforçar o Eixo Ferroviário no Corredor Atlântico no troço ibérico entre as cidades de Aveiro e Salamanca. Na conferência participou ainda o coordenador europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, e a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

Durante a conferência promovida pelo Município da Guarda, os autarcas da região divulgaram uma Declaração Regional Conjunta onde destacam a necessidade urgente de investimentos estratégicos na infraestrutura ferroviária, com enfoque no Corredor Atlântico e na Linha da Beira Alta. As principais reivindicações são uma implementação da linha de Alta Velocidade no Corredor Atlântico, garantindo maior mobilidade às populações e impulsionar o desenvolvimento económico da região; a modernização da Linha da Beira Alta com ligação eficaz a Madrid; a criação e requalificação de plataformas logísticas e terminais de mercadorias e a promoção da verdadeira intermodalidade entre ferrovia, rodovia e portos marítimos.

Os autarcas defendem que o investimento no interior deve ser uma prioridade nacional, reforçando que a ferrovia, especialmente através da Alta Velocidade e da modernização de linhas existentes, é essencial para combater a desertificação, aumentar a coesão territorial e garantir um desenvolvimento económico sustentável.

O Presidente da Câmara Municipal da Almeida, Eng. António José Monteiro Machado, frisou que quem tem responsabilidades políticas deverá olhar para o território na sua globalidade, permitindo mudar o pensamento politico, não podendo ser feitos os investimentos sempre nos mesmos locais pois este eixo é fundamental para o desenvolvimento destas regiões e do pais.

#municipioalmeida