Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias de Informação – Gratuito

Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias de Informação - GratuitoO Espaço Internet de Vilar Formoso, foi recentemente credenciado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento para emissão de Diplomas…O Espaço Internet de Vilar Formoso, foi recentemente credenciado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento para emissão de Diplomas, vai promover, formações com vista à obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação, criado pelo Decreto-Lei n.º 140/2001, de 24 de Abril, como instrumento de combate à info-exclusão, reforço da cidadania e promoção da coesão social no contexto da Sociedade da Informação.
O principal objectivo do Diploma de Competências Básicas é favorecer a mais rápida familiarização com as tecnologias de informação e o incremento acelerado e generalizado do uso da Internet na óptica do exercício da cidadania e na prossecução de uma estratégia de maior coesão social e de combate à info-exclusão.

Estas duas primeiras formações são dirigidas para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

A prova tem uma duração máxima de 60 minutos.

O exame prático para a obtenção do Diploma visa avaliar as seguintes competências:
– escrever, imprimir e guardar um texto
– pesquisar informação na Internet
– receber e enviar correio electrónico

Para este efeito, é exigida a execução das seguintes tarefas:
Criar uma pasta e dar-lhe um título
– Digitar, gravar e imprimir um texto dado
– Aceder à World Wide Web
– Entrar num motor de busca à escolha
– Pesquisar sobre um tema dado e imprimir uma das páginas respectivas
– Entrar na caixa de correio electrónico
– Ler uma mensagem recebida e imprimi-la
– Enviar uma mensagem, anexando o texto anteriormente digitado

A avaliação do exame tem como propósito exclusivo averiguar o domínio pelo candidato, das competências básicas em tecnologias de informação, previstas na Lei (D.L.140/2001 de 24 de Abril), não sendo sujeitos a avaliação quaisquer outros conhecimentos.

O candidato a quem não for concedido diploma por não ter executado com êxito qualquer das tarefas previstas no exame prático, poderá solicitar a realização de novo exame, sem qualquer encargo. Deverá igualmente ser informado sobre as ofertas de formação de curta duração previstas para o efeito.

Mais Informações:

Data limite de inscrição: 14 de Junho 2010;

Horário da Formação: das 20h às 22h;

Local da inscrição: Espaço Internet.