Convite Fflep Prémio Literário.png

Cerimónia de apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro

No próximo dia 22 de março, na Igreja Matriz de Malhada Sorda, concelho de Almeida, terá lugar a cerimónia de apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro. Este concurso literário, que terá a primeira edição no presente ano de 2024, tem como objetivos estruturantes: fomentar as práticas da leitura e da escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; incentivar e promover a criação literária e, naturalmente, homenagear o seu patrono.

Como o prémio, à imagem da personalidade que lhe dá o nome, tem ainda o intuito de contribuir para o estreitamento das relações com as comunidades migrantes e emigrantes, aceitará a concurso, para além dos trabalhos redigidos na língua oficial portuguesa, trabalhos escritos na língua oficial francesa.

O Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro é da iniciativa e responsabilidade da Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro e contará com a colaboração do Município de Almeida e da Junta de Freguesia de Malhada Sorda.

Neste evento terão, também, o privilégio de poder olhar para o âmago desta Igreja. O processo de restauro e reabilitação permitiu-nos descobrir pinturas murais que não puderam ser vistas durante séculos. Será um momento de partilha de histórias não contadas e vidas passadas que hoje renascem nesta obra.