ASSINATURA SOLENE DO PROTOCOLO ENTRE A UNIVERSIDADE DO MINHO E O MUNICÍPIO DE ALMEIDA.Teve lugar no passado dia 26 de Junho a assinatura solene do Protocolo entre a Universidade do Minho e o Município de Almeida… Teve lugar no passado dia 26 de Junho a assinatura solene do Protocolo entre a Universidade do Minho e o Município de Almeida, com vista a uma cooperação mútua para interacção do interesse académico com as medidas de diagnóstico e monitorização da Fortaleza de Almeida, para além da parceria institucional entre as duas entidades para a projecção da salvaguarda patrimonial e defesa dos valores culturais.

A Universidade do Minho compromete-se a direccionar estudantes de post-graduação (Mestrados e Doutoramentos) para investigação centrada no estudo da Praça-forte de Almeida e suas edificações, com vista à produção de materiais de investigação aplicada destinados ao Município, comparticipando este com disponibilidades logísticas de acolhimento e estada de estudantes e docentes, segundo programas a aprovar no âmbito dos interesses que norteiam o CEAMA – Centro de estudos de Arquitectura Militar de Almeida.

O acto teve lugar em Braga, no Salão Nobre da Universidade, nela intervindo o Presidente da Câmara Municipal, Prof. Baptista Ribeiro, e o Reitor, Prof. Doutor António Cunha, assistindo diversos professores de diferentes Escolas da Universidade directamente implicados nas actividades que darão corpo aos objectivos do trabalho a desenvolver, designadamente o Prof. Eng. Paulo Lourenço e o Prof. Eng. Luís Ramos, do Departamento de Engenharia Civil, a Prof. Arquitecta Maria Manuel Oliveira, da Escola de Arquitectura, e ainda o Prof. Arqueólogo Fontes, do Departamento de História. Para além do Presidente da Câmara estiveram igualmente presentes, da parte do Município, o Doutor Arq. João Campos e o Arq. João Marujo.