135 Anos do nascimento do Cônsul Aristides de Sousa Mendes

Parafraseando sua Exª. O Presidente da República Portuguesa no dia em que se assinalam 135 anos do nascimento do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, o Executivo do Município de Almeida, evoca também o “legado de coragem e defesa da dignidade da pessoa humana” do antigo Cônsul.

Para relembrar a ação humana e libertadora, através da emissão de milhares de vistos em Bordéus, permitindo a fuga para a liberdade, a Câmara Municipal de Almeida criou o Polo Museológico, Vilar Formoso – Fronteira da Paz, um memorial aos refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Através de seis núcleos distintos, Gente Como Nós, O Início do Pesadelo, A Viagem, Vilar Formoso – Fronteira da Paz, Por Terras de Portugal e A Partida, o visitante poderá experienciar e persentir o que foi o percurso de um refugiado rumo à liberdade.

O espaço expositivo transmite “quase” fisicamente, a experiência destes refugiados europeus que, durante a 2ª. Guerra Mundial, tiveram como uma das poucas hipóteses de salvação, a fuga através de Portugal, aqui ficando, até à posterior partida para, maioritariamente, o novo Continente – A América.

Visite este magnífico Polo Museológico instalado mesmo junto à Estação de Caminhos de Ferro em Vilar Formoso.

A não perder.

O Vice-presidente da Câmara