Sugestões de leitura / novembro 2020

Novembro 1 @ 9:00 - Novembro 30 @ 17:30

Sugestão de leitura – Adulto

500 erros mais comuns de língua portuguesa de Sandra Duarte Tavares

Para acabar de vez com os pontapés na gramática, tanto na oralidade, como na escrita, sugerimos a leitura deste livro. Uma obra fundamental da linguista Sandra Duarte Tavares, colaboradora dos programas de rádio Pontapés na Gramática e Jogo da Língua, editado pela Esfera dos livros, em 2015, com prefácio de Ricardo Araújo Pereira.

Se nunca disse, certamente que já ouviu alguém dizer :«[*quaisqueres] que sejam os filmes, de certeza que vou gostar» ou «[*hades] me explicar porque te [*fostes] embora» ou «hoje está um dia [*solarengo]» ou «que sentiu um [*mau-estar] repentino». Estes são apenas alguns exemplos dos 500 erros mais comuns identificados e explicados neste livro, de uma forma muito sucinta e objetiva, recorrendo a uma linguagem acessível a todos. Diríamos que esta devia ser uma leitura obrigatória para todos os falantes de português, de forma a promover o bom uso e o respeito pela nossa língua.

Sugestão de leitura – Infanto-juvenil

Para onde vamos quando desaparecemos? de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

A sugestão de leitura deste mês para os mais novos é este livro maravilhoso, que ninguém, nem mesmo os adultos, devem deixar de ler: Para onde vamos quando desaparecemos?. Um livro da escritora, co-fundadora da Planeta Tangerina, Isabel Minhós Martins, autora de mais de uma dezena de livros infantis e uma grande referência da literatura infantil em Portugal.

Para onde vamos quando desaparecemos?, com as maravilhosas ilustrações de Madalena Matoso, aborda de forma subtil o tema da ausência, do desaparecimento e da morte. Não trazendo respostas definitivas, abre as portas à imaginação, tornando o tema (mesmo que por breves instantes) um pouco mais leve.

Outros livros da escritora, como A grande invasão, Coração de mãe, O mundo num segundo, Obrigado a todos!, Um livro para todos os dias, És mesmo tu?, Com o tempo e Quando eu nasci, também estão disponíveis no nosso catálogo, além de outros títulos através do empréstimo interbibliotecas da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela. Fale connosco!

Novembro 1 @ 9:00
Fim: