Sugestões de leitura / outubro 2019

Outubro 18 @ 9:00 - Novembro 15 @ 17:30

Sugestão de leitura – Adulto

Histórias do mês de outubro de Domingos Monteiro

Domingos Monteiro, um dos mais reconhecidos escritores portugueses entre os anos 40 e 60, escreveu poesia, fez algumas incursões no domínio da História, do ensaio, da crítica e do teatro, mas foi sobretudo como ficcionista que alcançou renome. E, dentro da ficção, a sua forma preferida de criação é a novela, género intermédio entre o conto e o romance, sendo provavelmente o mais importante novelista português do século XX.

Escritor realista, muito influenciado pelo naturalismo francês e russo, ao qual não é estranho o fantástico, publicou mais de uma quinzena de títulos, entre os quais este que sugerimos para leitura: Histórias do mês de outubro, originalmente publicado em 1967, e do qual fazem parte cinco histórias: “Preciso de uma estrela”; “A última barba”; “A casa circular”; “A estrada que não vai dar a parte nenhuma”; e “O inimigo”.

O exemplar existente na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, onde este título está publicado, é o vol. IV dos Contos e novelas, editado pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda em 2002, compilando também outros títulos da sua autoria: A vinha da maldição e O vento e os caminhos.

Sugestão de leitura – Infanto-juvenil

O segredo maior: canções a brincar de João Lóio

(Livro + CD)

“O segredo maior” é um disco e um livro destinado a todo o público, um público sem idade, porque não têm idade a imaginação, o jogo, a criatividade. São “canções a brincar” que falam também de coisas sérias: o mistério da vida, o amor, a amizade, e que nos remetem para o conhecimento do mundo dos afetos, cantando e contando as vivências, os cheiros, os sabores da nossa vida, nos seus diferentes momentos.

Um livro de música e poesia destinado às crianças, aos pais, aos professores e educadores e a todos aqueles que sintam o desejo de ler e ouvir, editado em 2006 pela editora Campo das Letras, sendo o n.º 45 da coleção Palmo e Meio. A maioria das canções e dos poemas são da autoria de João Lóio, havendo uma canção de José Mário Branco. Todas as canções são acompanhadas das respetivas partituras.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com as artes nos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade.

Outubro 18 @ 9:00
Fim: