Sugestões de leitura / janeiro 2020

Janeiro 1 @ 9:00 - Janeiro 31 @ 17:30

Sugestão de leitura – Adulto

Do telemóvel para o mundo: pais e adolescentes no tempo da internet de Daniel Sampaio

Daniel Sampaio, o conceituado psiquiatra e terapeuta familiar, tem diversos livros publicados sobre a adolescência e os seus problemas. Em 2018, foi publicado pela Caminho este livro que aborda a mais atual problemática com que se confrontam os adolescentes, pais e educadores de hoje: a relação dos jovens com a internet e as redes sociais.

Numa linguagem coloquial mas rigorosa, partindo duma contextualização sociológica da sociedade atual e da relação dos jovens com as redes sociais e a internet, aborda também as mais perniciosas questões com que sistematicamente nos confrontamos no relacionamento com as novas tecnologias.

Sem colocar em causa o benefício no acesso e ao conhecimento que esta tecnologia proporciona, revela também os problemas que a sua má utilização pode provocar nos jovens de hoje, nomeadamente a vulgarização da sua intimidade, através das redes sociais: Instagram, Facebook, WhatsApp, Snapchat, You Tube.

No fim de cada capítulo inclui uma secção Para pensar e Perguntas e Respostas em que esquematiza como um manual de consulta as questões de maior importância. Aborda ainda a relação dos adolescentes e dos educadores como a sexualidade, as drogas e o álcool, relatando em cada um deles casos clínicos específicos.

Sugestão de leitura – Infanto-juvenil

Nunca para pior de Ana Saldanha

Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço com o livro O galo que nunca mais cantou e outras histórias e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a infância com o título Gato procura-se. Tem-se também dedicado à tradução, mas é sobretudo na literatura juvenil que se tem destacado.

Em Nunca para pior, editado em 2018 pela Caminho, Ana Saldanha dá a conhecer o dia-a-dia dos alunos, dos professores, dos funcionários, das famílias e até do Gervásio, um gato que foi adotado por todos, da Escola do Segundo e Terceiro Ciclos Doutor Gervásio Antímio Rebelo de Mello e Silva Santos, vulgo Escola das Minas. Desde a conversa na sala dos professores até aos diálogos dos alunos, a autora oferece-nos a realidade de quem percorre os labirintos escolares. Nesta história há outras histórias, de bullying, de cumplicidades, de incompreensões, de desilusões, mas acima de tudo de uma grande vontade de tornar os alunos de hoje em adultos capazes de enfrentar os desafios do futuro.

Janeiro 1 @ 9:00
Fim: