A carregar Todos os Eventos

« All Events

Sugestões de leitura / maio 2021

Maio 1 @ 9:00 - Maio 30 @ 17:30

Sugestão de leitura Infantil e Juvenil

Um País Silencioso

Uma História das Linhas de Torres Vedras

Como tantos jovens da sua idade, Corbeau alistou-se nos exércitos de Napoleão e, aos 30 anos, integrou o Exército de Portugal, comandado por André Massena, com a missão de invadir de novo o reino luso. Atravessou os Pirinéus sob a chefia de Clausel, com quem partilhava a terra natal – Mirepoix – um pequeno burgo no Sul de França, e a Amizade cimentada nos palcos da guerra. Corbeau chegou às Linhas de Torres Vedras, a 12 de Outubro de 1810, tendo conhecido, na igreja da pequena aldeia de Matacães, uma jovem de nome Maria, por quem se apaixonou. Maria tornara-se a sua Amiga, confidente e enfermeira, mas também a sua eterna lembrança…

 

 

 

Sugestão de leitura Adulto

D. Leonor Rainha Maravilhosamente.

Escrita em 1968 a peça de teatro “D. Leonor, Rainha Maravilhosamente”, levada à cena no Teatro Nacional de São Luís em 1979, com encenação de Norberto Barroca e Lia Gama no principal papel é nas palavras da autora “uma peça de uma mulher que busca a sua afirmação neste mundo e na vida”.

Esta busca pela emancipação e valorização da mulher acompanha Alice Sampaio na sua vida e reflete-se em toda a sua obra, diremos até, e talvez com alguma o usadia, que sempre que leio, ou ouço falar da autora, consigo ver nas suas personagens de ficção, muitas das características que decerto teria.

Retive de João Gaspar Simões, acerca da obra D. Leonor e da autora a seguinte afirmação “Alice Sampaio, até à data inadaptada, tanto à novelística psicológica como à literatura de emancipação, se nos apresenta tal como é, indisciplinada e calorosa, imaginativa e deformante, fantasiosa e realista, perfeitamente à rédea solta.”

Diremos ainda que em D. Leonor estamos perante um texto belo, que faz jus ao dia que hoje celebramos, nele vivemos uma história bem contada que foge em larga medida à tradicional História Medieval, contém laivos de uma contemporaneidade expressiva, e sim afirmamos com muita convicção que Gaspar Simões estava certo quando prognosticava em 1968 acerca de D. Leonor Rainha Maravilhosamente “não sendo teatro, nem romance, é um desses textos que sobreviverão à época em que foram criados!

 

Detalhes

Início:
Maio 1 @ 9:00
Fim:
Maio 30 @ 17:30
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo
Rua Conselheiro Hitze Ribeiro 8
Almeida, 6350-125 Portugal
+ Mapa do Google