A carregar Todos os Eventos

« All Events

Autor do mês de fevereiro

Fevereiro 1 @ 9:00 - Fevereiro 29 @ 17:30

José Vilhena de Carvalho

Nasceu em Almeida, mas pouco tempo viveu na sua terra natal. Aos 10 anos saiu para poder frequentar o Liceu em Bragança, regressando a Almeida apenas nas férias escolares. Em 1948, com 17 anos, emigrou para o Brasil, onde viveu até à data do seu falecimento, 13 de dezembro de 2013.

No Brasil, licenciou-se em Direito em 1955, tendo apresentado e defendido a sua tese em Salvador-Baía, com o trabalho “O Estado de Necessidade”. Em 1954, publicou o primeiro livro “Noções de Direito Penal”, iniciando logo o caminho das letras.

Almeidense de coração, como o próprio se qualifica, depois de uma visita mais demorada a Almeida no ano de 1964, começou a escrever sobre a vila onde nasceu. Nessa visita, leu alguns livros que faziam referência à vila, resolvendo então a partir daí fazer pesquisas mais minuciosas. Frequentou Bibliotecas e Arquivos, reunindo tanta informação que a necessidade de a partilhar acabou por se impor. Em 1971, escreveu o opúsculo sobre a Santa Casa da Misericórdia de Almeida – Apontamento. Em 1973, viria a publicar a sua obra mais expressiva Almeida – Subsídios para a sua História, reeditada mais tarde em 1988, tornando-se num clássico para todos os que desejavam, e desejam, saber mais sobre as terras de Ribacôa.

Em 1992, foram editados A Santa Casa da Misericórdia de Almeida – Subsídios para a sua história e a obra O Clube Português de Niterói – Subsídios para a sua história. No ano seguinte, escreveu As muralhas de Almeida – sua construção e estilo – desfazendo equívocos. Em 1994, publicou a 1.ª edição do livro O castelo de Almeida, reeditado em 2006 numa edição revista e aumentada. Em 2002, publicou Considerações e experiências de um Ostomizado e apresentou o livro José Clemente Pereira – Baluarte da Independência e progresso do Brasil – vida e obra, uma biografia de uma figura da política e da cultura do Brasil, nascido em 1786 em Adem, no concelho de Almeida, o suficiente para despertar a curiosidade de José Vilhena de Carvalho sobre a vida e obra de José Clemente Pereira, ambos “almeidenses no Brasil”.

Detalhes

Início:
Fevereiro 1 @ 9:00
Fim:
Fevereiro 29 @ 17:30
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo
Rua Conselheiro Hitze Ribeiro 8
Almeida, 6350-125 Portugal
+ Mapa do Google