Centro de Estudos de Arquitetura Militar

Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida

Breve História
Porta do lado norte aberta em túnel, coberta por abóbada à prova de bomba (Séc. XVII). Dia 2 de Abril de 2008 foi inaugurada nesta porta o Centro de Estudos de Arquitectura Militar.

Funcionalidades
O CEAMA, localiza-se numa das entradas originais da Fortaleza em estrela, no Revelim de Santo António. Posiciona-se estrategicamente para atrair e oferecer campo facilitado de ação aos apaixonados pela área cultural em apreço. Realça-se desde logo, a integração de indicadores de caráter museográfico, nomeadamente a reconstituição de um rastilho no trânsito da porta bem como o apontamento do sistema construtivo das abóbadas ou a reutilização de um piso superior no aquartelamento da guarda.

O CEAMA congrega duas funções primordiais: com uma vertente mais didática e cultural, funciona como um centro de interpretação e, numa perspetiva de valorização histórica e de apoio á pesquisa. É um espaço de apresentação da Fortaleza e consequentemente do Centro Histórico. Através de painéis explicativos e ilustrados, do visionamento de um pequeno filme, e de outras matérias didáticas o visitante é convidado a despertar os sentidos e a fazer uma visita diferente pela ” paisagem cultural” que envolve toda a arquitetura militar, ficando com a sensação de que Almeida possui uma das mais belas fortalezas que, simultaneamente, enriquece a arquitetura militar nacional e internacional. A programação desenvolvida tem em particular enfoque em atividades relacionadas com a arquitetura militar, prevendo-se igualmente a promoção de atividades de natureza transdisciplinar que decorrem de contexto artístico e cultural, como conferências, palestras seminários apresentação de livros e performances. O Centro de Estudos é um exemplo conseguido de Património com vida.

Localização e Contactos
Portas Exteriores de Santo António, 6350 Almeida
Telefone: 271 570 025

Horário de Atendimento
De Terça a Domingos das 09.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30 horas.