Entre Turismos Municipais _ Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso

Circuito: “Olaria: uma Tradição e Arte Intemporal”

Entre os dias 19 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026, o Município de Almeida, através da Divisão de Turismo, promove o circuito “Olaria: uma Tradição e Arte Intemporal”.

A iniciativa surge como forma de preservar as artes e destacar o papel da cerâmica enquanto elemento identitário da região, oferecendo uma programação diversificada que inclui exposições, atividades para famílias e experiências práticas de contacto com o barro.

Cada Turismo Municipal apresentará uma perspetiva única sobre a arte de moldar o barro e com o objetivo de aproximar as camadas mais jovens das tradições locais, foram criadas atividades lúdicas como o “Jogo da Memória” (Almeida), “As palavras escondidas” (Castelo Mendo) e a oficina “Pequenos oleiros em ação” (Vilar Formoso).

Para quem procura um contacto direto com a roda de oleiro, o programa destaca experiências imersivas e inclusivas: “Oleiro por um dia”: dinamizado pelo Atelier dos Louceiros, em Malhada Sorda (sujeito a marcação) e Workshops de Cerâmica Inclusivos: Promovidos pela ASTA (Associação Sócio-Terapêutica de Almeida) todas as terças-feiras, das 10h00 às 12h00. Estes workshops têm o custo de 10€ por participante e são limitados a grupos de até 5 pessoas.

O Município de Almeida, através da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Almeida convida todos os residentes e visitantes a “despertar a curiosidade” e a descobrir como uma arte milenar continua a moldar o futuro da região.

Desperte a curiosidade, e venha conhecer o “Circuito: Olaria uma Tradição e Arte Intemporal”