1

DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE

A oito dias do Natal, damos destaque a um documento com precisamente 62 anos, escrito no dia 17 de dezembro de 1963. Este documento foi-nos doado por Otília Pereira, natural do concelho de Almeida, aquando da realização da exposição “O FUTURO TEM MEMÓRIA: o caminho para a LIBERDADE”, que esteve patente no Museu Histórico Militar de Almeida, desde o dia 25 de abril de 2024 ao dia 11 de junho de 2025. Trata-se de um aerograma! Os aerogramas militares foram implementados em 1961 para permitir a correspondência entre militares da Guerra do Ultramar e as suas famílias.

Este tipo de documento caracterizava-se por ser uma folha de papel leve, previamente selada, que depois de ser escrita e dobrada formava o seu próprio envelope, dispensando o uso de um sobrescrito separado. Conforme o próprio nome indica, a expedição era realizada por correio aéreo, sendo um meio de comunicação gratuito para os militares.

Este documento em particular é bastante interessante, pois foi feito em especial para a época de natal e para que os militares se pudessem sentir mais próximos das suas famílias nesta quadra natalícia. É também um belíssimo testemunho do amor em tempos de guerra e da renovada esperança de um jovem militar regressar a casa para junto da sua noiva e futura esposa.

O Município de Almeida, através da Divisão de Património Histórico, Cultural e Documental, pretende desenvolver uma política ativa de recolha de memórias, aceitando e acolhendo doações de documentos com interesse histórico e cultural para a história do concelho.

Votos de um Natal Alegre e de um Ano Novo Muito Feliz.

#municipioalmeida