O Diploma Do Tratado De Alcanizes, No Arquivo Nacional Torre Do Tombo

Tratado de Alcanizes (1297): quando Almeida passou para as fronteiras de Portugal

12 de setembro de 1297 – Há precisamente 726 anos, foi assinado o Tratado de Alcanizes entre o rei D. Dinis de Portugal e Fernando IV de Leão e Castela. O documento definiu definitivamente fronteiras entre os reinos ibéricos, marcando grandes mudanças territoriais, entre as quais se inclui a incorporação de Almeida ao território português.

O Tratado de Alcanizes visou pacificar as disputas fronteiriças entre Portugal e Castela/Leão. Após anos de conflitos menores, incursões, queixas quanto a castelos, termos e jurisdição, os dois monarcas decidiram estabelecer fronteiras claras e trocas territoriais mútuas. O tratado de 1297 estabeleceu limites que, em grande parte, permaneceram estáveis durante séculos, definindo uma parte significativa da fronteira entre Portugal e Espanha tal como se conhece hoje.

O Tratado de Alcanizes de 1297 não foi apenas um documento diplomático: foi um divisor de águas para as regiões raianas de Portugal. Para Almeida, isso significou integração numa estrutura nacional portuguesa, com implicações posteriores: proteção, fortificação e desenvolvimento como ponto de defesa fronteiriço. A estabilidade alcançada com o tratado permitiu a Portugal dirigir-se para o seu interior com menor risco de conflito fronteiriço, consolidando sua coesão territorial.

Notas bibliográficas

1. Amaral, Luís Carlos; Garcia, João Carlos. O tratado de Alcañices (1297): uma construção historiográfica. Revista “História: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto”. 1998 (vol. 15, nº 2), Porto.

2. Moreno, Humberto Baquero. “As relações de fronteira no século de Alcañices (1250-1350): o tratado de Alcañices”. História: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 15 (1998), pp. 641-654.

3. Coord. José Sánchez Herrero. El Tratado de Alcañices. Ponencias y comunicaciones de las Jornadas conmemorativas del VII centenario del Tratado de Alcañices (1297-1997). Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 1999.

4. Artigo “O tratado de Alcanizes” presente em Ensina – RTP.

5.Vilhena de Carvalho, José. ALMEIDA Subsídios para a sua História (vol.1) , Tipografia Guerra – Viseu. 1973, pp 55-56.

#municipioalmeida