A Recriação Histórica do Cerco de Almeida está a aproximar-se! Conheça um pouco mais sobre a 3.ª Invasão Francesa e o seu impacto na vila de Almeida.
Conheça um pouco mais sobre a 3.ª Invasão Francesa e o seu impacto em Portugal:
“Em todo lado os habitantes escondiam-se quando nos aproximávamos, não só nas aldeias como mesmo nas grandes cidades (…) não se pode fazer-se uma ideia da tristeza que um espetáculo daqueles inspirava; era preciso deitar abaixo todas as portas para nos abrigarmos; por vezes encontrava-se algumas provisões que os habitantes não tinham tido tempo de levar consigo, noutras estava tudo vazio e então partilhávamos tudo o que tínhamos. Os próprios soldados punham as casas de pernas para o ar, para aí encontrarem víveres, entregando-se ao mesmo tempo a uma pilhagem que não podíamos impedir. Frequentemente encontrava-se nos jardins, nos campos armazéns escondidos que ofereciam recursos precisos; foi assim que montei a minha casa com porcelana muito bela”.
Imagens 1 e 2: retiradas do documento online – ‘Álbum de campanha sobre marchas, manobras e planos de batalha do exército português, realizados no âmbito da Guerra Peninsular, pelo capitão Manuel Isidro da Paz’. Portugal, Torre do Tombo, Códices e documentos de proveniência desconhecida, n.º 212.
Referência Bibliográfica:
Memórias de General Béchet de Léocour.
Linhas de Torres Vedras: memórias francesas sobre a III invasão / introd. António Ventura; trad. Maria da Luz Veloso; rev. Alice Araújo. – Lisboa: Livros Horizonte, 2010. pág, 132.






