𝗮𝗕𝗘𝗜𝗥𝗔𝗿 | 𝗔𝗹𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗖𝗹𝗶𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗲 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗟𝗼𝗰𝗮𝗶𝘀
𝗕𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗡𝗮𝘁𝗲́𝗿𝗰𝗶𝗮 𝗥𝘂𝗶𝘃𝗼
No passado sábado, dia 18 de outubro, o Município de Almeida, através da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, promoveu mais uma edição do ciclo “aBEIRAr – Iniciativa de Ciência Cidadã para a Valorização do Território”, em parceria com a CIMRBSE – Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela e com a RIBBSE – Rede de Bibliotecas da CIMRBSE, este ano dedicado ao tema “Alterações Climáticas e Comunidades Locais”, resultando através de parcerias com a Plataforma de Ciência Aberta (Município de Figueira de Castelo Rodrigo), Estrela Geopark Mundial da UNESCO e Universidade da Beira Interior.
Contámos com a presença dos investigadores Professor Doutor Donizete e da Professora Doutora Sónia Sá, ambos investigadores da Universidade da Beira Interior, Vice-Presidente do Município de Almeida, Gabinete de Apoio ao Agricultor de Almeida e convidados do setor primário do concelho de Almeida: agricultores, criadores de gado, apicultores e pessoas da comunidade que pela pertinência do tema vieram participar também na discussão.
Promoveu-se uma “Roda de conversas” muito rica do ponto de vista cultural com vista à participação dos cidadãos na partilha de saberes e conhecimento, diálogos entre ciência e sociedade e valorização do território. Por outro lado, procurou-se fazer uma recolha de antigos saberes, crenças e lendas do ponto de vista da sua salvaguarda e da sua compreensão e aplicação efetiva no presente.
Seguidamente os convidados e participantes visitaram a instalação artística patente no antigo convento do Loreto:“Mitos, Medos e Crenças”, cuja missão foi a de explorar um pouco o universo dos mitos, medos e das crenças através de uma visão artística contemporânea fazendo uso da manipulação do som, da luz e do vídeo fazendo uma travessia pelo fio que une natureza e cultura, passado e futuro, criação e destruição — foi um convite a revisitar as histórias que nos habitam e a escutar o modo como moldam o nosso destino comum (uma criação de Luís Canário Rocha, Rolando Ferreira e Simão Barros e produção de CARB – Cooperativa artística da Raia Beirã com a participação da Associação Conheça a sua aldeia o Freixo).
Aproveitamos para agradecer aos Investigadores, participantes e elenco artístico pela forma ímpar como se envolveram na temática resultando na potencialização do nosso território! Obrigado!















