Almeida > O Município

 

 

O Município

-----------------------------------------------------   

 

O Concelho de Almeida é um dos 14 concelhos que compõem o Distrito da Guarda, situando-se aproximadamente a 760 metros de altitude, na região centro norte do país, localizado a Sul do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a Norte do Concelho Sabugal, a Este do Concelho da Guarda e a Oeste de Espanha. Administrativamente faz fronteira a Noroeste com o Concelho de Pinhel, a Norte com o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a Nordeste com Aldea del Obispo (Espanha), a Oeste com Pínzio (Concelho de Pinhel), a Este com Fuentes de Oñoro (Espanha), a Sudoeste com Castanheira (Concelho de Guarda), a Sul com o Concelho do Sabugal, e a Sudeste com La Alamedilla (Espanha). Ao longo de toda a faixa nascente, o Concelho de Almeida partilha fronteira com Espanha, possuindo uma das passagens rodo e ferroviárias mais importantes do País, tendo desta forma uma importante localização estratégica inalienável.

O Concelho de Almeida ao nível rodoviário é servido pela A25 (Vilar Formoso – Aveiro), principal autoestrada de ligação entre Portugal e Espanha (ligação espanhola com A62). É também servido pelas seguintes Estradas Nacionais; EN16 (Aveiro, Guarda, Alto de Leomil, Castelo Mendo, Castelo Bom, Vilar Formoso); EN332 (Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Vilar Formoso, Nave de Haver, Sabugal); EN324 (Pinhel, Valverde, Alto de Leomil, Parada, Sabugal); EN 340 (Almeida, ligação entre EN332 e a EN324). Almeida - Sede de Concelho, dista 48,4km (40 minutos) da Guarda - Capital de Distrito; dista 344 km (3h20 min) de Lisboa – Capital do País, dista 230 km (2h15min) do Porto e 195 km (2h5min) de Coimbra.

A nível ferroviário, o Concelho de Almeida é atravessado pela Linha da Beira Alta, tendo na Estação de Caminhos de Ferro de Vilar Formoso uma das estações ferroviárias mais imponentes e carismáticas do País. O Concelho conta ainda com as seguintes paragens ferroviárias (apeadeiros); Aldeia, Freineda, Castelo Mendo e Miuzela. Além dos serviços diários nacionais, a estação de Vilar Formoso conta ainda com os serviços internacionais Sud-Express e Lusitânia Comboio Hotel, composições que efetuam ligação entre Lisboa - Madrid e Paris.

O Concelho de Almeida é percorrido verticalmente pelo Rio Côa. É um rio português, que tem a sua nascente na Serra da Mesas - Foios, próxima da Serra da Malcata, percorre cerca de 130Km, dos quais 34Km no nosso Concelho, e vai desaguar na margem esquerda do Douro, perto de Vila Nova de Foz Côa. É dos poucos rios em Portugal que efetua um percurso na direção sul - norte.

Após a última reforma administrativa em Maio de 2012, o Concelho de Almeida ficou composto por 9 Juntas de Freguesia e 6 Uniões de Freguesias distribuídas numa área geográfica de 524Km2; Junta de Freguesia de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Bom, Junta de Freguesia de Freineda, Junta de Freguesia de Freixo, Junta de Freguesia de Malhada Sorda, Junta de Freguesia de Nave de Haver, Junta de Freguesia de S. Pedro do Rio Sêco, Junta de Freguesia de Vale da Mula, Junta de Freguesia de Vilar Formoso, União das Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira, União de Freguesias de Azinhal, Peva e Valverde, União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, União de Freguesias de Junça e Naves, União de Freguesia de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova, União de Freguesia de Malpartida e Vale de Coelha, e União de Freguesia de Miuzela e Porto de Ovelha.

Anteriormente, na reforma de Mouzinho da Silveira a 24 de Outubro de 1855, foram extintos os Concelhos de Castelo Mendo e Castelo Bom, passando a fazer parte integrante do Concelho de Almeida.

O Concelho de Almeida comemora o seu Feriado Municipal a 02 Julho, e celebrou a 02 de Maio de 2012 um acordo de geminação com a cidade francesa Mutzig – Baixo Reno, França.

Existem no Concelho duas Aldeias Históricas – Castelo Mendo e Almeida. O Concelho possui ainda na Vila de Almeida uma fortaleza em forma de estrela de doze pontas, constituído um dos mais espetaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida encontra-se em fase de candidatura à categoria de Património Mundial da UNESCO.

Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais
Exposição temporária "O Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida
Atividades do mês de agosto na Bibioteca
Peça do mês: A arma de pedreira/Espingarda de Infantaria
A Dança no salão Oitocentista – Iconografia, Memórias de uma coleção
beira.ptPrograma Operacional da Região Centro
Pos Conhecimento
FEDER