Skip to main content

Protecção Civil Municipal

Protecção Civil Municipal

A Proteção Civil é a atividade desenvolvida com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas ocorram.

O município é dotado de um Serviço Municipal de Proteção Civil, responsável pela prossecução das atividades de proteção civil. Preside o SMPC o Presidente da Câmara Municipal, com competências delegadas no Vereador da Proteção Civil.

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Almeida, é o serviço incumbido de executar a política municipal de segurança, sendo o responsável, no concelho de Almeida, pelas acções de informação, formação, planeamento, controlo e coordenação das acções em situação de normalidade ou de emergência, em todos os domínios que respeitem à Protecção Civil.

[Ver Página]

Em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade, compete ao Delegado da Protecção Civil accionar o Plano Municipal de Emergência e coordenar todas as operações de Protecção Civil na área do Concelho, de modo a prevenir riscos, atenuar ou limitar os seus efeitos, minimizar a perda de vidas, bens e agressão ao ambiente, procurando o mais rapidamente possível restabelecer as condições normais de vida.

[Ver Página]

De acordo com o Decreto-Lei nº 12472006 de 28 de junho é obrigatório realizar as limpezas dos terrenos rurais confinantes com os aglomerados populacionais e edificações isoladas para saber se tem que limpar o seu terreno de acordo com este diploma, consulte o mapa da sua localidade.”

Consulte aqui o folheto que explica as distancias a cumprir entre as copas das árvores, assim como os prazos de execução.

Consulte aqui os Mapas.

Com a finalidade de sensibilizar todos os munícipes para eventuais situações de risco, disponibilizamos nesta página documentação sobre prevenção, proteção e sensibilização compilada.

Consulte aqui.

Tenha junto ao seu telefone a seguinte lista de contactos úteis e de emergência.

  • 112 – Número Nacional de Emergência
  • 117 – Número Nacional de Protecção à Floresta
  • 271 574 222 – Bombeiros Voluntários de Almeida
  • 271 512 495 – Cruz Vermelha Portuguesa
  • 271 574 189 – Centro de Saúde de Almeida
  • 271 581 003 – Extensão do Centro de Saúde, Miuzela
  • 271 581 006 – Extensão do Centro de Saúde, Monteperobolso
  • 271 512 458 – Extensão do Centro de Saúde, Vilar Formoso
  • 271 574 165 – GNR de Almeida
  • 271 512 157 – GNR de Vilar Formoso
  • 271 585 117 – GNR de Miuzela
  • 271 571 125 – Serviço Municipal de Protecção Civil
  • 800 506 506 – Serviço de Electricidade (Avarias)