Gabinete de Psicologia

O Município de Almeida e os recursos humanos envolvidos desta Autarquia e do Agrupamento de Escolas de Almeida congratulam-se por apoiar os Serviços de Psicologia, de ambas as entidades, na aquisição de testes psicométricos que facilitarão o diagnóstico das capacidades intelectuais e cognitivas, da conduta social e dos valores interpessoais, considerados facilitadores e essenciais, para a adaptação da vida pessoal, familiar e social das crianças e jovens.

Os testes psicométricos são utilizados na avaliação psicológica. A avaliação psicológica atempada e realizada às crianças e jovens permitirá promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e, por conseguinte, o social, ajustando os processos de ensino e aprendizagem, com o escopo de aumentar os níveis de sucesso escolar e de satisfação pessoal. A avaliação psicológica possibilitará também, a deteção de alguns fatores de risco emocionais, educativos e formativos, que contribuirá para a operacionalização de respostas preventivas e ajustadas às diferentes necessidades de cada criança e jovem.

O Município de Almeida, apoiou esta aquisição na sequência de uma candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, no âmbito da CIMBSE 2020 (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela 2020), tendo o conjunto dos testes psicométricos sido entregues, no passado dia 12 de junho.

Juntos por um futuro mais inclusivo e potenciador de sinergias, na promoção e articulação de respostas locais.