Almeida recebeu a terceira reunião do Fórum permanente “Turismo Sustentável das Terras do Lince”

Decorreu esta quarta-feira, dia 23 de outubro, no Picadeiro D’El Rey em Almeida, a terceira reunião do Fórum permanente Turismo Sustentável das Terras do Lince.

A reunião decorreu no âmbito da implementação do Plano de ação 2016-2020 da Carta Europeia do Turismo Sustentável das Terras do Lince, organização conjunta entre os Municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, enquanto parceiros do projeto.

O Fórum contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado que participou na sessão de boas vindas, seguindo-se as intervenções de António Soares, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, e António Robalo, presidente da Câmara Municipal de Sabugal.

A iniciativa contou com a presença de Paulo Castro, Consultor da Ponto Natura que fez a apresentação e enquadramento das Cets das Terras do Lince.

Do programa destacaram-se as 12 ações do Plano de Ação 2016-2020 com a comunicação dos intervenientes:

André Oliveirinha da Câmara Municipal de Penamacor; Fernando Ruas da Câmara Municipal do Sabugal; Mariana Vilas Boas da Câmara Municipal de Penamacor; Fernanda Cruz da Câmara Municipal de Almeida e António Cabanas da Reserva Natural da Serra da Malcata/ICNF.

Esta foi uma ação ativa, de diálogo, e onde representantes dos três municípios deram a conhecer a importância das atividades de sustentabilidade turística para os territórios, focando o Turismo Cinegético, a Gastronomia (Menu Raiano), Foraging, Cultura e Património-Histórico, Património Geológico, BTT, Pontos de Informação Turística/ Pontos de Venda e Banco de Guias pelas Terras do Lince.

Fez-se, ainda, referência à implementação de uma estrada cénica que permite uma visita pela região em automóvel, assim como o desenvolvimento de uma carta de atividades de Turismo de Natureza.