Ações de Sensibilização - Queimada Segura / Aldeia Segura, Pessoas Seguras

No passado dia 02 de abril decorreram duas ações de sensibilização na freguesia da Malhada Sorda, sendo que da parte da manhã foi uma demonstração de uma queimada denominada “Queimada Segura” e da parte da tarde “aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

Esta ação contou com a presença e colaboração das seguintes entidades:

• Serviços Municipais de Proteção Civil do Município de Almeida;
  • Guarda Nacional Republicana com a equipa do EPNA e GIPS;
  • Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (1º e 2º CODIS);
  • Bombeiros Voluntários de Almeida;
  • Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação Vilar Formoso);
  • Junta de Freguesia da Malhada Sorda;
  • Outras Juntas de Freguesia;
  • Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela;
  • Populares.

A parte da manhã teve como objetivo explicar aos populares a diferença entre queima e queimada e quais os procedimentos a adotar em cada uma.

O exercício realizado da parte da tarde “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” passou pela simulação de uma evacuação dos populares em caso de um incêndio, para os locais de refugio e abrigo.

Tocou-se o sino a rebate, dando o alerta de um incêndio, as pessoas concentraram-se no local definido como refugio através da coordenação com o Oficial de Segurança nomeado nesta localidade, pesando a transportar as pessoas com mobilidade reduzida para o local definido como abrigo.

Este exercício serviu para os populares perceberem o que fazer em caso de terem que se Auto proteger.”