342202031 908183750453416 8502583816732230975 N

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almeida presente no Colóquio – A Defesa do Brasil Português Contra os Holandeses (1645 – 1654)

“LISBOA – No dia de hoje, a Direção de História e Cultura Militar (DHCM) do Exército Português realizou uma homenagem ao Dia do Exército Brasileiro por meio da realização do Colóquio “A DEFESA DO BRASIL PORTUGUÊS CONTRA OS HOLANDESES (1645-1654)”. O evento foi presidido pelo Exmo Sr Major General Anibal Flambo, Director de História e Cultura Militar e organizado pelo Coronel Vilela Santos (da equipe da DHCM) e pelo Coronel Hermes Menna Barreto Gonçalves, Oficial de Ligação Cultural e Doutrinária do Exército Brasileiro na República Portuguesa. O evento, realizado na Sala de Conferências, no Palácio dos Marqueses do Lavrádio, consistiu na realização de duas comunicações versando sobre o tema do colóquio. A primeira foi ministrada pelo Tenente-Coronel, na Reserva, Abílio Lousada, do Exército Português, e versou sobre “Portugal-Brasil-Angola: O Triângulo Estratégico da Restauração de Portugal (1640-1668)”. Na sequência, o Coronel, na Reserva, Carlos Daróz, do Exército Brasileiro, por video-conferência, realizou a comunicação “Guararapes e seu Legado para o Brasil e para o Exército Brasileiro”. Após a realização das comunicações, o Major General Flambó agradeceu a presença dos convidados, destacou a presença do atual Conde do Rio Grande, o Sr Dom Felipe Folque de Mendóça, herdeiro das tradições do Mestre de Campo General Francisco Barreto de Meneses, um dos heróis dos Guararapes, e Restaurador de Pernambuco e do Brasil. Na parte final do evento, os convidados puderam apreciar uma exposição com painéis roll up ilustrados com a evolução histórica da Insurreição Pernabucana e seus líderes militares. Coroando a exposição, estavam em exposição armamentos leves e uma couraça e capacete originais do século XVII, expostos pelo Museu Militar de Lisboa. Com a realização bem-sucedida do evento resta agradecer a toda a equipe da DHCM que participou da montagem do evento e a equipe do Museu Militar do Forte do Brum dirigido pelo Coronel, na Reserva, André Monteiro. HISTÓRIA, CULTURA, BRASIL!”

Texto e Fotografias de Coronel Hermes Menna Barreto Gonçalves