Dsc01395

Simulacros nas Escolas de Almeida e Vilar Formoso

O Plano de emergência do Agrupamento de Escolas de Almeida foi testado em dois simulacros. O primeiro, realizado na passada terça-feira, dia 12 de dezembro, na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias em Almeida e o segundo, realizado hoje, 14 de dezembro, na Escola EB 2,3 de Vilar Formoso.

Na escola de Almeida, o toque intermitente deu o sinal de alerta para a ocorrência de um sinistro no laboratório. As salas de aula foram completamente evacuadas, com a saída ordeira dos alunos que se reuniram no ponto de encontro. À chegada das Autoridades, foi feito o reconhecimento, procedendo-se de pronto a buscas e salvamento, tendo-se verificado uma vitima, com lesões fruto de contacto com reagentes químicos.

Na escola de Vilar Formoso, o alerta foi acionado para a ocorrência de uma fuga de gás no refeitório. As salas de aula foram igualmente evacuadas, com a saída ordeira dos alunos, bem como todos os funcionários que se encontravam no refeitório e encaminhados para o respetivo ponto de encontro. Após a chegada das entidades de socorro e feito o respetivo reconhecimento, foi identificada uma vitima no interior do refeitório.

Os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar, viveram esta experiência com adrenalina e olhares concentrados nos salvamentos e meios utilizados para o “resgate das vitimas”. Num ambiente diferente do habitual, alunos, professores e pessoal não docente, mantiveram a tranquilidade necessária para um salvamento eficaz.

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Almeida, Bombeiros Voluntários de Almeida, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vilar Formoso e Guarda Nacional Republicana, foram as entidades envolvidas.

A realização deste exercício pretende refletir um cenário aproximado de emergência em diferentes situações, permitindo verificar procedimentos, testar a eficácia do plano de emergência e toda a estrutura organizacional de um edifício ou recinto, fomentando uma cultura de segurança junto da comunidade escolar.

Mais fotografias em https://rb.gy/r31aus