Dsc04594

Sessão plenária do Conselho Local de Ação Social

Decorreu na passada sexta-feira, 05 de maio, a sessão plenária do Conselho Local de Ação Social no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a participação de entidades públicas e privadas que integram este órgão privilegiado de concertação social.

Na reunião foi apreciado e aprovado o plano de ação para 2023, com apresentação de alguns projetos de proximidade em fase embrionária, bem como os contributos dos parceiros no âmbito dos eixos de intervenção previstos no Plano de Desenvolvimento Social (PDS).

Foi também apresentado o relatório de monitorização do 6.º semestre do CLDS 4G de Almeida (agosto 2022 – fev 2023) e entregue o relatório de execução de 2022.

No ponto outros assuntos, o Presidente do Conselho Local de Ação Social de Almeida, Eng.º. António José Monteiro Machado, informou os parceiros que a Câmara Municipal assumiu a transferência de competências no domínio da ação social no passado dia 3 de abril, concretamente o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), a componente de inserção de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e situações de emergência social.

A Carta Social Intermunicipal em elaboração com a colaboração da CIMBSE será um documento orientador dos equipamentos e respostas sociais promovidas neste território.