Tenente Rei Francisco Bernardo Da Costa E Almeida

"Presos na poterna, o mistério da explosão"

TENENTE-REI FRANCISCO BERNARDO DA COSTA E ALMEIDA

O Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, reputado como um dos oficiais mais hábeis do seu tempo, era o Tenente-Rei, segundo-comandante da praça, a 26 de agosto de 1810.

Este distinto oficial nasceu no ano de 1764 em Viseu, assentou praça em Infantaria em julho de 1779. Formou-se em matemática com distinção em julho de 1785. Com a ameaça da terceira invasão foi integrado nas forças de defesa da praça-forte de Almeida na função de Tenente-Rei.

Motivo: Será que o Tenente-Rei traiu a praça-forte dando a indicação aos franceses sobre o paiol principal da pólvora, vingando-se assim da altivez dos oficiais ingleses?

OFICIAL FRANCÊS, CORONEL PELLET

Coube a este oficial do exército francês, Coronel Pellet, levar a carta de rendição da praça ao Governador Cox na manhã de 27 de agosto de 1810, a mando do General Fririon.

MOTIVO: O Marshal André Massena, comandante do exército francês, fazia-se acompanhar durante a terceira invasão pela sua amante, uma bela e jovem mulher, de nome Henriette Lebreton, jocosamente conhecida entre os soldados franceses, como a “Galinha de Massena”.

Massena, pela sua paixão a esta jovem mulher, atrasava sempre o avanço das tropas francesas em direção a Lisboa, facto que provocava grande desagrado entre os oficiais do exército francês.

Será que o Coronel Pellet, conseguindo descobrir o ponto fraco da Fortaleza, arranjou uma forma de destruir o paiol da pólvora para que os franceses conquistassem a praça mais rapidamente? Facto que obrigaria Massena a avançar em direção a Lisboa e não ficar retido em Almeida no leito da bela Henriette?