Exposição Livros

"Os Livros Proibidos" | Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo

No âmbito das Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril, o Município de Almeida através da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, apresenta “Os Livros Proibidos” que estarão visíveis e disponíveis ao público.

Durante o Estado Novo (1926-1974), censuravam-se os jornais, as revistas, as peças de teatro, os filmes e a televisão ainda antes de chegarem a público; era a chamada Censura Prévia.

A Literatura também podia ser censurada, mas geralmente só depois de estar publicada. Não havia capacidade de examinar tudo antecipadamente e se um livro fosse proibido depois de impresso lesaria a editora. Estima-se que os censores tenham examinado entre 7 a 10 mil livros, muitos deles proibidos por «inconvenientes» e os seus autores vigiados ou perseguidos pela Polícia Política do Regime.