MUNICÍPIO DE ALMEIDA DISPONIBILIZA PERCURSOS EQUESTRES RELACIONADOS COM AS INVASÕES FRANCESAS

A Câmara Municipal de Almeida e o Picadeiro D’el Rey vão disponibilizar 15 percursos equestres que incluem passagem por locais relacionados com as Invasões Francesas ou por antigos caminhos do contrabando.

Segundo o Presidente da autarquia de Almeida, António José Machado, o Picadeiro D’el Rey, que sempre prestou “serviços ligados ao ensino da equitação, à iniciação e ao contacto com o cavalo, desde o volteio, à sela e à hipoterapia”, vai agora apostar em novos projetos relacionados com a criação de várias “rotas externas”.

“Iniciámos este processo com a rota que estamos a criar na Rede Napoleónica [relacionada com a temática das Invasões Francesas], na ligação de Almeida ao Bussaco, um trabalho com a participação da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, com vários municípios a intervirem”, disse António José Machado à Lusa.

De acordo com o responsável, o município de Almeida vai desenvolver “outras rotas no concelho, com ligação a várias freguesias”.

“[As rotas] têm sempre momentos altos, com a parte da natureza, da História ou do contrabando, porque também há rotas com essas temáticas”, explicou.

“Assinámos também um protocolo, recentemente, com a Companhia das Lezírias, para haver a utilização e a transmissão do cavalo Lusitano e a vinda de cavalos da Coudelaria Nacional, para poderem estar no Picadeiro D’el Rey e nós aumentarmos a qualidade dos serviços que prestamos”, disse António José Machado.

O município de Almeida está localizado junto da fronteira com Espanha, no distrito da Guarda. A vila de Almeida é umas das doze Aldeias Históricas de Portugal.

A antiga praça-forte de Almeida, construída nos séculos XVII e XVIII, é considerada uma “joia” da arquitetura militar abaluartada.