In Vt 10

Itenerários Napoleónicos

No âmbito do projeto Itinerários Napoleónicos, enquadrado na candidatura do Programa Valorizar do Turismo de Portugal, na qual a Comunidade Intermunicipal de Coimbra é a entidade líder, o Município de Almeida recebeu no passado dia 30 de junho um conjunto de parceiros da área do turismo e da cultura, que incluiu técnicos dos Municípios de Valongo, da Mealhada, da Casa Memória – Solar de S. João (Almeida), do Exército português, através do Núcleo Museológico do Buraco/ Museu Militar de Lisboa, dos Territórios do Côa -ADR, do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, esta última entidade representada na pessoa da Drª. Teresa Ferreira.


O grupo de trabalho visitou as várias atrações histórico-culturais na Fortaleza de Almeida, incluindo o Museu Histórico-Militar de Almeida, a Casa Memória Solar S. João – Almeida -, a ponte do Côa e o Solar dos Morgados, na freguesia da Freineda, especificamente a capela que albergou o gabinete e aposentos do Duque de Wellington durante o período da terceira invasão francesa a Portugal, sendo também recebido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Engº António José Monteiro Machado, nos Paços do Concelho.


Esta visita técnica teve como objetivo dinamizar as potencialidades turísticas em Almeida que o projeto “Itinerários Napoleónicos” pretende alavancar através do Turismo Militar com enfoque nas Invasões Napoleónicas. Houve também oportunidade dos nossos visitantes degustarem a gastronomia local, nomeadamente no restaurante Granitus em Almeida e no restaurante Wellington na Freineda.


Nesta ação participou também o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

O consórcio do projeto “Itinerários Napoleónicos” é composto por 13 parceiros: Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a rota Histórica das Linhas de Torres (que integra Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).


O Município de Almeida, através do Museu Histórico-Militar de Almeida, MHMA, agradece às entidades presentes no evento e que a visita seja profícua para uma dinamização sustentada do projeto Itinerários Napoleónicos.

#municipioalmeida