26.08

Hoje é o segundo dia da 19ª Recriação do Cerco Almeida! Conheça um pouco mais sobre a 3ª Invasão Francesa  e o seu impacto na Vila de Almeida.

Sabias que…

“Para além da perda lastimável do paiol principal situado no Castelo tardo medieval – tão majestosamente e fielmente retratado por Duarte d’Armas em 1509 – casas, igrejas, torres e palácios ruíram quase que imediatamente. Segundo relato do Coronel Emanuel Frederic Sprünglin, um oficial francês: “a terra tremeu e nós vimos um imenso vendaval de fogo e fumo a elevar-se do lugar. Era como uma erupção de um vulcão. (…) Quando o fumo assentou, uma grande parte de Almeida havia desaparecido e o resto era um monte de entulho.”

CARVALHO, Manuel Jorge Pereira de, Da Praça de Almeida à Batalha do Buçaco: seu contexto na Guerra Peninsular, Almeida: Câmara Municipal, 2006, p. 41.

26.08