Cartaz ExposiÇoes Turismo

Exposições…nos Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso

12 a 28 de Janeiro de 2004

Turismo Municipal de Almeida

O Turismo Municipal de Almeida recebe a exposição “Cobertores de Papa”, produto artesanal que ainda é produzido em Maçainhas (Guarda). O cobertor de papa é uma manta tradicional da Serra da Estrela, projeto têxtil impulsionado pelo Marquês de Pombal, de fabrico manual a partir de lã churra, retirada das ovelhas da raça autóctone portuguesa – a churra mondegueira. Estas mantas caracterizam-se pelo seu pelo branco comprido com 7 variedades, que variam nas cores das listas e formas como losangos, cheiro característico, pesados, quentes e impermeáveis.

Turismo Municipal de Castelo Mendo

Da autoria de Luís Santos, o Turismo Municipal de Castelo Mendo dá a conhecer a exposição “A Arte da Madeira”. O artesão, natural de Oliveira do Hospital produz há 35 anos através da sua criatividade e imaginação, peças utilitárias que vão desde bancos, cadeiras, queijeiras, francelas, maceiras, procurando sempre que tenham alguma utilidade. A arte de trabalhar a madeira aprendeu com o pai, cuja profissão também era trabalhar a madeira. Foi com ele que acabou por descobrir como desenvolver melhor algumas peças que hoje faz. O artesão tem participado em diversas feiras participa em nível nacional.

Turismo Municipal de Vilar Formoso

Além do Dever: Diplomatas reconhecidos como justos entre as Nações” é o título da exposição que irá estar patente no Turismo Municipal de Vilar Formoso. É uma exposição que evoca a coragem de 36 diplomatas de 20 países que correram inúmeros riscos para salvar judeus que tentavam escapar ao extermínio Nazi. A lista dos diplomatas homenageados inclui dois portugueses: Aristides de Sousa Mendes, Cônsul-Geral em Bordéus, e Carlos Sampaio Garrido, Embaixador na Hungria. O reconhecimento como “Justos entre as Nações” é atribuído pelo Yad Vashem, Memorial do Holocausto de Jerusalém, aos não judeus que chegaram a arriscar a própria vida para salvar, proteger ou ajudar judeus durante a II Guerra Mundial.