Exposições… nos Turismos Municipais de Almeida | Castelo Mendo | Vilar Formoso

11 a 30 de abril de 2024

“Réplicas de Casas” de Rui Matos

Rui Matos, natural de S. Pedro Sul apresenta no Turismo Municipal de Almeida, uma exposição de “Réplicas de Casas”. Reformado há 10 anos, dedicou a sua profissão no Centro Termal de S. Pedro do Sul. Hoje dedica o seu tempo livre na construção de réplicas de casas, gosto que vem desde que era criança. A exposição mostra a criatividade de Rui Mané que, a partir de madeira e algum material reciclado cria verdadeiras obras de arte.

Cerâmica Artística de Guiomar Ferreira

O Turismo Municipal de Castelo Mendo apresenta uma exposição de cerâmica artística de Guiomar Ferreira. A residir atualmente numa aldeia do concelho de Santa Comba Dão e onde dispõe do seu atelier, Guiomar Ferreira molda as suas peças na roda de oleiro. São produzidas com uma pasta cerâmica composta no seu atelier, onde se encontra pasta branca e grés. São modeladas e decoradas manualmente, cozidas e posteriormente esmaltadas com esmaltes isentos de produtos tóxicos. Tem participado em inúmeras feiras de artesanato e de cerâmica, quer nacionais quer internacionais.

A “Arte da Reciclagem” de Sónia Fonseca

Nascida e criada em Almeida, Sónia Fonseca é funcionária da Santa Casa da Misericórdia, dedicando os seus tempos livres a trabalhos artesanais. Em 2020, durante o confinamento devido à pandemia Covid-19, surgiu a ideia de trabalhar com reciclagem. Os materiais reciclados que mais utiliza passam por potes de alimentos, frascos, recipientes para produtos de higiene e limpeza, paus de gelados, molas, entre outros. Para além de objetos decorativos feitos com material reciclado, Sónia Fonseca elabora, também, trabalhos de ponto cruz, croché, entre outros. Os seus trabalhos podem ser apreciados no Turismo Municipal de Vilar Formoso.

Desperte a curiosidade e venha conhecer as exposições!