Screenshot 3

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA SANTO ANTÓNIO MILITAR no Museu Histórico-Militar de Almeida

O Santo António tem um papel de relevo no contexto militar enquanto santo protetor do exército português. A partir do século XVII, deu-se início a esta tradição, que levou a que Santo António fosse alistado e estivesse presente nas “mochilas” dos exércitos.

Partindo desta temática de grande relevância para a cultura portuguesa, o Municipio de Almeida através do Museu Histórico-Militar de Almeida irá receber a exposição “Santo António Militar” entre o dia 1 de outubro e o dia 31 de dezembro.

Esta exposição temporária, do colecionador Mário Coelho, é composta por 28 peças de 𝘚𝑎𝘯𝑡𝘰 𝘈𝑛𝘵𝑜́𝘯𝑖𝘰𝑠 Militares que foram recolhidas a artesãos de todo o país. A sua coleção representa o Santo António nas mais diversas situações e circunstâncias, espelhando a devoção tão especial que Portugal tem a este santo popular.

O Santo António teve uma grande e extensa carreira militar, desde soldado raso, capitão, coronel, almirante ou general, tanto em Portugal como no Brasil, Angola, Timor, Macau, Espanha ou Inglaterra. É no período das guerras napoleónicas, no século XIX, que é atingido o auge desta tradição, situação que leva o rei D. João VI a atribuir a Grâ-Cruz da Ordem de Cristo a Santo António em reconhecimento à sua importância no seio dos exércitos.

Para além das peças de Santo António, a exposição terá no seu acervo obras literárias do Centro de Documentação do Museu de Lisboa – Santo António.

O Museu Histórico-Militar de Almeida espera por si.