104a3615

Eleição dos órgãos sociais para o mandato 2023-2025 - AECT Porta da Europa

No dia 5 de Abril, decorreu em Vilar Formoso a reunião dos subscritores do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial “Eurocidade Porta da Europa”.

A reunião teve como primeiro objetivo a eleição dos órgãos sociais para o mandato 2023-2025.

Estiveram presentes os representantes do Município de Almeida, da Junta de Freguesia de Vilar Formoso, do Ayuntamiento de Fuentes de Oñoro e do Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo.

Assume a Direção do AECT o Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Eng. António José Monteiro Machado, em representação do Município de Almeida.

Preside à Assembleia Geral o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo e ao conselho fiscal o Ayuntamiento de Fuentes de Onõro.

Formalizada a posse, o agora Diretor do AECT Porta da Europa, Eng. António José Monteiro Machado, apresentou o resultado de um estudo de algumas das oportunidades de financiamento para as ações consideradas estratégicas. No entanto, persiste a expectativa de que o AECT venha a ter mecanismos de financiamento específicos, tendo em conta as prioridades que têm vindo a ser comunicadas pelas autoridades de Portugal e Espanha.

Ficou claro entre os órgãos sociais da Eurocidade que é imperativo reivindicar investimento público para esta área geográfica da Península Ibérica, que possa vir a ter repercussões positivas e a contrariar o estado da arte que dita a atualidade.

Fotografias – Territórios do Côa, ADR