Dia Internacional Dos Museus Cópia

Dia Internacional dos Museus | 18 maio 2023

O Município de Almeida assinala o Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio, e que este ano é subordinado ao tema Museus, Sustentabilidade e Bem-estar, com ações a terem lugar no Museu Histórico Militar de Almeida (MHMA) e no Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

A programação inicia-se no MHMA com oficinas de Dança Oitocentistas, especialmente desenvolvidas para o publico sénior (Lares e Centros de Dia).

Das 18h ás 23h, será realizada a IV Edição do Presos no Museu (atividade gratuita, mas de inscrição obrigatória).

Durante o dia os visitantes podem conhecer o Museu gratuitamente.

No Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz, das 9h as 17h30, as entradas serão gratuitas com visitas realizadas e orientadas ao espaço. O público será desafiado a procurar o nome das pessoas marcantes neste período histórico da humanidade, através de retratos.

Às 14H30 iniciam-se oficinas e ateliers com o reaproveitamento de materiais – reciclagem, workshops de pintura, subordinados ao tema Liberdade e Paz para o público infantil.

Após, às 15H30, realiza-se um Miniconcerto no Jardim da Memória com a participação especial da Asta.

O MHMA, prolongará as comemorações, dia 19, continuam as oficinas de Danças Oitocentistas, com a participação do publico sénior e no dia 20 (sábado), a partir das 16h30, convidamos a poupulação em geral a participar na Tertúlia “A Maçonaria, Histórias e considerações na 1ª pessoa”, no âmbito da Exposição Temporária “História da Maçonaria – Recordações de um Velho Maçom”.

Participe!